Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE│Noite da Juventude e apresentações culturais marcam o 3º dia do festejo de Pocinhos; fotos

Publicado

em

O terceiro dia dos festejos sagrados do padroeiro Santo Antônio da comunidade Pocinhos, na zona rural de Alegrete do Piauí, área pertencente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, foi celebrado na noite deste domingo (02).

Além da celebração, a noite foi marcada com apresentações culturais e a presença de grupos de jovens como: JCA e JCF de Passagem Funda ambos da cidade de Francisco Macedo; JUS de Pocinhos; JUSF de Mandacaru (Alegrete); JUC (Alegrete); JUAC – Boa Vista (Alegrete); JUPEC – Catolé (Alegrete); JUBA – Malhada Alta (Alegrete) e JUMIC – São Julião.

Celebrada pela Irmã Augusta da Silva e a irmã Raimunda de Jesus – ambas Missionárias do Coração Eucarístico de Jesus, da cidade de São Julião, a cerimônia reuniu dezenas de pessoas no adro da igreja para juntos celebrar e orar pela interseção de Santo Antônio.

“Celebrar com os jovens da comunidade Pocinhos é uma alegria muito grande. É importante sairmos da nossa comunidade porque isso mostra que a Igreja está em saída, como diz o Papa Francisco. De modo especial com os jovens que são os  maiores amores e temos um amor muito especial por eles jovens. É muito prazeroso acompanhá-los nesse momento em que eles dinamizam a missão de igreja e que se torna uma igreja jovem”, ressalta irmã Augusta.

A coordenadora da Pastoral da Juventude, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Josy, falou sobre a presença dos jovens que se reuniram de várias localidades tanto as pertencentes a Alegrete como de outras cidades como São Julião e Francisco Macedo.

Publicidade

“É muito bom encontrarmos jovens de vários lugares, onde tivemos nessa noite, apresentações culturais e fomos muito bem acolhidos. Está sendo muito bom o festejo”, declarou a coordenadora da PJ.

Na ocasião em que celebrou o festejo do padroeiro Santo Antônio, na terceira noite, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura que tem à frente o jovem secretário Iago Sousa estiveram presentes. Houve apresentações culturais com grupo de Capoeira,  grupo de Ballet da Cia Alê Dance, Grupo de Dança e quadrilha junina.

O secretário de Cultura de Alegrete do Piauí, Iago Sousa, destacou que a cada dia que passa, a identidade cultural do município permanece fortalecida.

“Estamos cada vez mais fortalecendo a identidade cultural com crianças e adolescentes, levando aulas de zumba na cidade e também no povoado Malhada Alta e Pocinhos, porque o objetivo é fortalecer a rede, promover o protagonismo juvenil tirando crianças e adolescentes da ociosidade em que estão expostos”, destacou.

“É um momento muito importante, abençoado e que Santo Antônio abençoe a comunidade Pocinhos. Quero dizer que nos sentimos muito orgulhosos e agradecemos a comunidade pelo convite, acolhida e por toda essa formação social, cultural e religiosa”, agradeceu o secretário de Cultura.

Na noite deste domingo estiveram presentes: o vereador Mateus Vicente; o líder político Vianor; a irmã Augusta  e a irmã Raimunda de Jesus(celebrante da noite) e o secretário municipal de Cultura, Iago Sousa e a participação do cantor Marquinhos Pernambucano, o público em geral que compareceu na igreja.

Publicidade

As celebrações terão continuidade nesta segunda-feira (03). Durante a noite, às 19h será celebrada a Trezena de Santo Antônio com os noitários de Olho D´aguinha, tendo como responsáveis: Júnior e comunidade Olho D`aguinha e  a participação de Marquinhos Pernambucano.

Matéria Relacionada: ALEGRETE│Igreja Católica divulga programação do festejo de Santo Antônio no povoado Pocinhos. Veja !

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS