Connect with us

Alegrete do Piauí

III Conferência Municipal de Educação é realizada em Alegrete do Piauí; veja fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta sexta-feira, 01, a III Conferência Municipal de Educação.

Com o tema “Garantia do Direito à Educação a Luz do PME, PNE e SNE. Consolidação, Monitoramento e Avaliação”, a Conferência foi realizada na Unidade Escolar Estadual Antônia de Sousa Alencar com a participação de representantes dos poderes públicos do município, a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, docentes, estudantes e representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

O evento foi oficialmente aberto pela a Secretaria de Educação de Alegrete do Piauí, a professora Valdenia Silva, que apresentou as diretrizes e prioridades para as políticas de Educação a Luz do PME de Alegrete do Piauí 2015/2025, PNE e SNE.

“A Conferência é uma das expressões mais fortes da necessidade de participação social junto a Educação municipal. Estamos aqui para discutir a Consolidação do Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica de Alegrete do Piauí. O Plano Municipal de Educação abrange do ensino fundamental à Universidade e vai cumprir metas durante 10 anos sem haver descontinuidade. No plano consta metas e objetivos a serem atingidos e que o município tem obrigação de alcança-las. Uma das metas do Plano é a educação integral e o município de Alegrete do Piauí está buscando essa demanda.  Temos inúmeros desafios a cumprir, mas queremos lembrar que a educação se faz juntos, professor e gestão, gestão e professor, se a educação vai bem, todo mundo vai bem, se a educação vai mal, todos perdem, portanto é hora de levantarmos as mangas e abraçar a causa como nossa, avante professores”, disse.

A primeira dama Andrea Sousa, também falou na abertura, deu as boas-vindas e destacou que a conferência é um espaço democrático para publicitação das ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e o planejamento de novos projetos. “Estamos demonstrando os avanços alcançados na Educação e planejando projetos futuros. Servir a população com um sistema educacional satisfatório é meta de governo do prefeito Márcio Alencar e estamos dia a dia trabalhando para que estas conquistas continuem”, afirmou a mesma.

Publicidade

Em seguida a coordenadora do polo da UAB em Alegrete e supervisora municipal de Ensino, Jéssyka O’hara, foi a conferencista e apresentou o painel temático: “Documento Referência CONAPE” e “Monitoramento PME Alegrete do Piauí 2015/2025”. Na ocasião a professora apresentou um panorama do cenário educacional de Alegrete que deu subsídios e força para o início do processo de discussão da Conferência. Logo após as palestras, a equipe organizadora da conferencia dividiu a plenária em oito eixos: EIXO I – O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; EIXO II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; EIXO III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social; EIXO IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; EIXO V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; EIXO VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; EIXO VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; EIXO VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

Após serem realizadas as discussão e votação dos destaques, os grupos levaram os encaminhamentos das deliberações para a plenária final.

Ainda durante o evento houve apresentações do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Piauí, com os alunos das aulas de música do “Novo Mais Educação”, e apresentação da “Formiguinha e a Neve” pelos alunos integrante das ações do PNAIC.

No final, houve votação para escolha dos delegados para compor a Conferência Estadual de Educação. Os delegados e suplentes eleitos foram: Raimunda Alzira Ramos, Cícera Quitéria Bezerra, Rayanne Coelho de Oliveira, Isadora Ramos Maia Alencar, Maria do Socorro Cézar Coelho de Oliveira e Conceição Alencar.

Participaram da conferência a primeira dama Andrea Maria, secretária municipal de Educação, Valdenia Silva, secretária de Saúde, Jannaina Alencar, secretário de Finanças, Jean Oliveira, secretário de Esportes, Dedito, supervisora municipal de Ensino, Jéssyka O’hara,  Inspetora de Ensino, Virginia Célia, coordenadora do PNAIC Lúcia Oliveira, Coordenadora do Novo Mais Educação, Alzira Ramos, coordenadora Auxiliar Maria Antônia, coordenadora Técnica, Edna Patrícia, orientadora do PNAIC, Eva Maria, Secretária Administrativa, Taciana Dias, vereador, Constâncio Ramos, diretora do ASA, Corrinha, diretor do Maria Juceneuda Maia, professor Bidunga, diretora da Esocla Tertuliano Sanches Leal e outros.

Veja mais fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS