Connect with us

MUNICÍPIOS

Assembleia elege presidência do Conselho de Alimentação Escolar de Vila Nova

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Vila Nova do Piauí, realizou na tarde de quarta-feira, 11 de agosto, uma Assembleia para escolha da presidência dos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município. O encontro aconteceu na sede da secretaria e foi conduzido pelo nutricionista da SEMED, José Filho.

O CAE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Cabe aos membros do CAE zelarem por uma alimentação escolar adequada e saudável, exercendo o controle social e sendo porta-voz dos e das estudantes, na concretização do DHAA – Direito Humano à Alimentação Adequada e da SAN – Segurança Alimentar e Nutricional.

Especificamente compete aos membros do CAE a missão de monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos e a execução do PNAE; zelar pelas qualidades dos produtos da merenda escolar; analisar a prestação de contas e emitir o Parecer Conclusivo; comunicar ao FNDE, ao TCU e a outros órgãos de controle as irregularidades observadas; elaborar o regimento interno (documento obrigatório).

“Tudo que envolve a merenda escolar por parte da secretaria de educação, qualquer alteração, inadimplência, que vocês verem, têm autonomia de comunicar ao Tribunal de Contas do Estado, FNDE e fazer todo esse processo”, explica o nutricionista.

A nova gestão do CAE permanece por um período de quatro anos (2021/2025).

Eliane Luz é a nova presidente do CAE. Para ela, o posto de presidente deve ser exercido com a observância em diversas peculiaridades.

Ela ressaltou que dentro de suas competências como presidente está a de fiscalizar, observar também o fator hora/aula, alimentação adequada para Creches e Pré-Escola. “São diversas peculiaridades que têm que ser observadas e seguidas. É mais um desafio e eu gosto de desafios”, comentou a nova presidente.

Josefa Joana é a vice-presidente escolhida para acompanhar os trabalhos durante o quadriênio. No uso da palavra ela afirmou compromisso em trabalhar para somar.

Publicidade

“Fui escolhida pela minha classe para ser representante e vice-presidente. Eu vim pra somar e quero ajudar no que for preciso”, afirmou Josefa.

A secretária de Educação, professora Antônia Maria, agradeceu a ex-presidente Marciana Brito que ficou à frente durante quatro anos e enfatizou também que todos os trâmites de prestação de contas estão dentro da normalidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0046-3.jpg

“Temos a consciência tranquila de um dever cumprido. A gente está em dia com todas as prestações de contas. Tudo que é comprado está anotado, valor, licitação. Não se pode comprar onde quer e o que quer. Tem que ser o que está na licitação. É tudo minucioso”, disse parabenizando o nutricionista José Filho e destacando também que o conselho está em boas mãos. “Todos vocês que estão aqui são merecedores. Agradeço pela presença de todos, parabenizo a nova diretoria e que Deus abençoe”, concluiu a secretária de Educação de Vila Nova do Piauí.

O vice-prefeito, Manoel Bernardo, o Belim como é conhecido, também participou da assembleia de escolha da nova presidência representando o prefeito Edilson Brito.

“Desejo sucesso a nova diretoria, parabenizo pela disponibilidade e dizer que vamos trabalhar o poder executivo com a secretaria de educação”, falou o vice-prefeito.

O Conselho de Alimentação Escolar é representado por membros do Poder Executivo que são: Zildimar Maria de Sousa (Titular) e Deoclécio de Carvalho Veloso (Suplente), bem como por representantes dos professores da Educação Básica: José Irismar Bento Leal (Titular), Maria Cândida de Jesus Ferreira (Suplente), Josefa Joana de Sousa (Titular) e Maria Gorete de Sousa Leal (Suplente). Além destes, o CAE tem representantes dos pais de alunos da educação básica: Eliene Maria da Luz Tomaz (Titular), Maria Jaiane da Conceição Leal (Suplente), Josele de Carvalho Silva (Titular) e Cícera Geovânia Silva Cardoso (Suplente).

O CAE é representado também por entidades da sociedade civil organizada. São elas: Joelma Irene de Carvalho Sousa (Titular), Ilario José de Oliveira (Suplente), Sandra Maria Leal de Lima (Titular) e Zacarias João Leal Sousa (Suplente).

A equipe docente da SEMEDE de Vila Nova, ministrou a Formação da Avaliação de Fluência e a do Reforço Escolar nas escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva. Na U.E. Sabino Gomes de Lima o reforço escolar iniciou no 2º, 5º e 9º ano na quarta-feira (11). Na escola Zacarias Manoel da Silva iniciou nesta quinta-feira (12) para alunos do 2º, 5º e 9º ano.

Publicidade

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS