Connect with us

DESTAQUES

Assistência Social e Saúde lançam o projeto “Ser Mãe” e contemplam gestantes e parturientes em Marcolândia; fotos

Publicado

em

Mais uma ação em prol de assegurar o direito a vida digna e assistência para mulheres e crianças foi desenvolvida em Marcolândia pelas equipes da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde. Trata-se do projeto “Ser Mãe” voltado para mulheres gestantes e parturientes atendidas pelo município de Marcolândia.

O lançamento oficial do Ser Mãe aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 28, na Unidade Escolar Mariano da Silva Neto. No evento houve entrega de kits enxovais e também palestra sobre a importância do aleitamento materno e foi marcado pelas presenças e pronunciamentos de autoridades municipais que prestigiaram mais uma iniciativa da gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos.

A assistente social, Laura Lopes, apresentou o projeto Ser Mãe e explicou durante seu pronunciamento qual o objetivo e destacou as parcerias envolvidas para acolhimento das gestantes e os bebês.

“O Projeto é idealizado pela Secretaria de Assistência Social e tem como público-alvo todas as gestantes atendidas pela Prefeitura de Marcolândia que estão com o pré-natal em dia. Nosso principal objetivo é acolher a mulher nesse momento tão sensível da vida. Temos em mãos um projeto que iremos desenvolver com reuniões mensais com as gestantes onde serão tratados vários temas como sexualidade, autoestima, responsabilidade materna e paterna”, destacou.

“Os principais idealizadores desse projeto são a gestão “Amor e respeito pelo povo” que deu credibilidade, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde”, disse agradecendo ao prefeito Corinto, ao secretário de assistência social Birica, à coordenadora de Ação Social, Valéria Castro e, as profissionais Daniele, Nice e Maila que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Publicidade

Inicialmente o projeto Ser Mãe contemplou 58 gestantes e parturientes com bebês de até três meses com kits contendo: banheira, fralda, cueiro, papeiro, manta, kit higiene – com escova, saboneteira – e, roupinha.

O projeto de acordo com a assistente social, será estendido durante todo o período de gestão do prefeito Dr. Corinto Matos. Laura destacou ainda durante seu pronunciamento que outros projetos estão sendo estudados para atender também outros grupos.

O secretário de Assistência Social, José Valdemiro, o Birica, explica que o projeto que conta com apoio da Prefeitura teve o auxílio dos agentes comunitários de saúde para o cadastramento das gestantes.

“É um projeto que vai dar apoio ao nascimento do bebê e foi apresentado pela assistente social Laura Lopes com total apoio da Prefeitura de Marcolândia. As mães já estão cadastradas através de uma busca feita pelos ACSs. É uma parceria entre Assistência Social e Secretaria de Saúde”, destaca o secretário de Assistência Social agradecendo a equipe, ao prefeito Dr. Corinto Matos, onde saudou também a mesa de honra, ao público e todas a gestantes presentes.

Cristiana Silva esteve presente e agradeceu a gestão em nome de todas as mães.

Publicidade

Representando o prefeito na ocasião estava o secretário de Governo, Mateus Matos, que fez pedido para que as gestantes tenham a proteção divina. “Que as crianças nasçam com saúde e possam ter paz”, disse.

Mateus repassou a mensagem do prefeito Dr. Corinto Matos que não pode participar do evento devido cumprir agenda em Teresina.

Na mensagem de autoria do prefeito ele agradeceu a toda equipe da assistência social e também pela presença das mães.

“Esse é um programa que vai continuar e vamos dar essa assistência às mães que tanto necessitam nesse momento tão importante e bonito de nossas vidas. Agradeço a cada um que está presente”, disse o prefeito de Marcolândia em mensagem repassada ao público presente.

A secretária de Saúde, Domitília Alencar, parabenizou a equipe da Assistência Social e enfatizou a disponibilidade ao povo de Marcolândia.

Publicidade

“Está de parabéns toda equipe da assistência social. É uma parceria com a secretaria de saúde. As gestantes iniciam quando descobrem a gravidez com os pré-natais e elas têm direito aos exames de sangue, ultrassom e tudo que for pedido. A gente está à disposição. Estamos cuidando do povo toda hora e em todas as necessidades. Parabenizo a equipe e todas que vieram. Sintam meu abraço e meu carinho. Olho para vocês com integrantes uma sociedade”, disse a secretária de Saúde de Marcolândia.

O nutricionista e coordenador do Nasf, Severiano Gomes, ministrou uma palestra abordando diversos fatores como a importância do aleitamento materno. Ele explicou que amamentar é muito importante principalmente de 00 até os seis meses de idade do bebê.

“O leite materno tem todas as vitaminas, minerais. Tudo que o bebê precisa. No pós-parto a primeira ação é colocar a criança para mamar porque recebe a primeira vacina, que se chama colostro, o primeiro leite mais amarelado. Com o passar das semanas e dos meses vocês estarão alimentando o bebê com leite forte e que tem tudo que o bebê precisa para poder crescer e tem todas as vitaminas e minerais para seu desenvolvimento”, explicou Severiano.

Durante a palestra o nutricionista salientou que as crianças que tem aleitamento exclusivo possuem melhorias no desenvolvimento e que ajuda na prevenção contra doenças. “Até os seis meses o organismo da criança está adequado a receber o leite materno”, disse orientando as gestantes. “Quanto mais a criança sugar, mais leite será produzido”, acrescentou o nutricionista.

Assistente social e coordenadora de Ação Social de Marcolândia, Valéria Castro, falou sobre a abrangência do projeto Ser Mãe.

Publicidade

“É com muita alegria que estamos aqui hoje, dando início ao projeto Ser Mãe. O programa presta atendimento às mães em situação de vulnerabilidade social. As ações são realizadas em conjunto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto conta com eixo de Política de Atenção às Mulheres. A Assistência Social consiste em acompanhamento familiar, atendimento no benefício eventual de auxílio-natalidade e a inclusão nos demais serviços ofertados pelo CRAS. Além do acompanhamento do pré-natal, por meio da estratégia Saúde da Família,  o eixo de Saúde atua de forma informativa e que buscam tornar o processo da gestação, do parto e do nascimento mais seguros”, pontuou Valéria.

“Apresentamos o projeto ao prefeito municipal Corinto Matos e ele abraçou a causa entendendo ser de extrema importância para as famílias do município”, concluiu Valéria Castro.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Chaguinha Ramos, fez uso da palavra para saudar o público presente e parabenizar as mães que acreditaram e compareceram ao evento de lançamento do Ser Mãe. “Parabenizo toda equipe pelo projeto de grande alcance social, ao prefeito por abraçar a causa e as parcerias”, disse o vereador Chaguinha.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, parabenizou a equipe da Assistência Social pela iniciativa que vai garantir melhor assistência em um período tão sensível que requer bastante atenção.

“Esse projeto é uma forma de apoio e incentivo às mães de Marcolândia para quando os bebês de vocês nascerem. Esse é um dos projetos da ação social entre muitos outros que virão em nosso município. Assim podemos ver Marcolândia com cara diferente”, destacou o vice-prefeito.

Publicidade

O secretário de Administração, Paulo Pinheiro, também fez uso da palavra para parabenizar a gestão pela iniciativa e recomendar que o povo procure conhecer o que tem disponível no município.

“Cada marcolandense deve procurar conhecer o que tem à sua disposição porque vocês têm apoio com estrutura municipal para contribuir com o crescimento dos seus filhos”, disse fazendo recomendação às mulheres gestantes e a sociedade em geral.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes também no lançamento do projeto Ser Mãe: a secretária de Educação, Auxília Matos; a psicóloga do Cras, Eribetânia Carvalho; os vereadores Chaguinha Ramos, Simone Viana, Lanja Nobre e Erivan de Aprígio; os secretários: Fernando (Cidades), Rafael Alencar (Cultura), Eduardo Silva (Esporte), José Orlando (Agricultura), Carlos Daniel (Meio Ambiente); as assistente sociais Luana Batista  e Gerlane Nunes; professora, Célia Costa; entre outras presenças.

No início do mês, no dia 05, foi realizada uma reunião para tratar sobre o Projeto Ser Mãe. O encontro aconteceu por volta das 15h.

Veja mais fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS