Connect with us

Belém do Piauí

Missa com batizados e 1ª Eucaristia abre os festejos de São José em Belém do Piauí

Publicado

em

Devotos de São José, em Belém do Piauí, celebram o novenário da festa do santo padroeiro do município. A abertura da programação do evento religioso foi anunciada com a alvorada, queima de fogos e oração no início da manhã desta quarta-feira, 10 de março.

Á noite, foi celebrada a primeira  Novena Missa, presidida pelo padre Fernando Amando, pároco local, que em sua homília, conclamou sobre a obediência a Deus,  a exemplo de São José.

“Se teve alguém que soube perfeitamente obedecer a palavra de Deus, foi São José, então se temos o desejo de sermos grandes diante de Deus, precisamos olhar para São José e imitar suas virtudes, inclusive, a de ser obediente. A pessoa que é obediente, é justa, por isso, a novena de São José é um convite para que todos nós sejamos obedientes a Deus”, destacou o pároco.

Durante a missa de abertura dos festejos, que seguiu todas normas sanitárias em virtude da pandemia,   foram realizados três batizados e a 1ª Eucaristia de 11 pessoas.

Este ano, o 35º festejo de  São José, reflete sobre o tema “São José, Modelo de Pai para a igreja e as famílias; ensina-nos a vivenciarmos o amor em tempos de pandemia”.

Publicidade

Em entrevista, o padre Fernando Amando, falou sobre os desafios de realizar o festejo devido à pandemia e frisou que a comunidade junto a igreja vai celebrar a festa do padroeiro  com a missão  de rezar e obedecer as  medidas de segurança, em prevenção a covid-19.    “Realizaremos os festejos com essa missão, primeiro de rezar e depois de obedecer tudo aqui que for necessário, para que todos se sintam seguros, afinal, também, é a nossa missão promover a vida”, disse.

Ele ainda ressaltou que é preciso confiar em Deus, mas não colocar a responsabilidade somente nele. “Façamos nossa parte, não adianta sermos temente  Deus e se não  fizermos nossa parte. Deus, inclusive, nos dar a liberdade de escolhermos aquilo que queremos, então não tenham medo, mas não sejam afoitos ao ponto de achar que é qualquer coisa, o vírus é sério e está se agravando, mas não é  para nos amedrontar, mas para nos fazer cada vez mais vigilantes”, destacou.

Por fim, o pároco agradeceu a Deus pela vida. “Quantas pessoas já perderam a vida de março de 2020 para cá,  e Deus nos deu a oportunidade de estarmos vivos, e, isso  não é para nos dar o direito de viver de qualquer jeito, mas de protegermos a nós e aqueles amamos. Então façamos como São José,  ele nos ensina a ser obediente, por isso sejamos obedientes as autoridades de saúde e a Deus que não quer que façamos as coisas de qualquer forma, mas do jeito certo, por isso vamos obedecer tudo aquilo que for para nosso bem”, finalizou.

Programação

A programação do festejo de São José tem continuidade nesta quinta-feira (11), quando acontece mais uma novena missa às 19h, que terá como noitários a Pastoral da Pessoa Idosa de Belém do Piauí,  Padre Marcos e Riacho do Padre, comunidade de Francisco Macedo, Alegrete do Piauí, Luzia, as localidades Baraúnas e Chapada do Belém e  o Setor São José, e terá como celebrante o padre Fernando.

Publicidade

O novenário segue até o dia 18 de março. A cada dia, após a Santa Missa, acontecerá a quermesse, que esse ano, devido à pandemia, será feito com entrega a Delivery. Na sexta-feira, 19,  á noite, acontecerá a missa Solene da Festa de São José, encerrando o evento religioso.

Clique aqui e veja a programação na íntegra!

 

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS