Connect with us

Belém do Piauí

Projeto criado por estudante de Belém do Piauí tem impacto nacional, alcançando mais de 10 estados

Publicado

em

Um projeto idealizado pelo estudante de direito da UESPI, Raislúcio Leal, de 18 anos de idade, que é da cidade de Belém do Piauí, tem se destacado com suas ações e já conquistou impacto nacional.

O projeto é o “Leitura Ativa”, que nasceu em outubro de 2021, impulsionado pelo desejo do jovem de fazer mudança. Raislúcio é oriundo de família humilde e escolas públicas, e diz que sempre sonhou em transformar sua realidade e o mundo ao seu redor. “Pude encontrar essa possibilidade de fazer mudança em Projetos sociais e de liderança, como Grêmio Estudantil, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Conferência do Protagonismo Juvenil e a Latin American Leadership Academy” destaca.

O Leitura ativa, que segundo o estudante, é um projeto social que visa democratizar e incentivar a leitura no Brasil, iniciou de forma tímida. “A ideia do projeto surgiu quando eu atuava como embaixador da Conferência do Protagonismo Juvenil, extracurricular que desenvolveu fortemente meu senso de liderança. Iniciei o trabalho voluntário sem equipe, mas recebi ajuda algumas vezes da Yasmin Carvalho, Jovem Senadora do Piauí em 2019, que possuía experiência com a área, uma vez que é fundadora e mediadora do Clube de Leitura “Anexo Secreto” ” conta Raislúcio.

Logo do projeto

Já neste ano o projeto se expandiu e hoje conta com a colaboração de jovens de diferentes cidades. Além de Raislúcio, que é o diretor, a equipe é composta atualmente por José Augusto (Uberlândia/MG), um dos mediadores do clube e auxiliar na parte jurídica do projeto; Yasmin Carvalho (Mediadora-Belém-PI); Leonara Santos (Cabeceiras do Piauí), realiza as admissões do projeto; Wesley Dantas (Padre Marcos), faz parte do time de admissões; Ana Clara Paz (Valparaiso de Goiás), responsável pelo design da página; Elizabete Fernandes (Teresina), que trabalha na redação; e Amanda Afonso (Mogi das Cruzes-SP), que cuida da comunicação da página.

Equipe do Projeto

Uma das ações realizadas pela equipe é um Clube de Leitura com alcance nacional, que já obteve 57 inscritos, de 16 estados e das 5 regiões do país. Entre os estados, estão o Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O clube teve início no dia 05 de março, e acontece de forma totalmente on-line e com jovens de 15 a 24 anos. “Além dos debates sobre o livro, o clube também receberá convidados especiais, como ativista educacional, dona de editora, escritoras e criadora de conteúdo digital sobre livros, a fim de imergir intensamente os leitores no universo da leitura” destaca Raislúcio.

Outra importante ação desenvolvida pelo Leitura Ativa foi a reativação da biblioteca do ensino médio público de Belém do Piauí, o Centro Educacional Sebastião de Sousa, em parceria com a Chapa Voz Estudantil, Grêmio Estudantil da escola. Os jovens limparam e organizaram o espaço, o qual se encontrava impossibilitado de receber os discentes. O trabalho de reativação aconteceu em outubro de 2021.

O projeto também atua divulgando diversas bibliotecas públicas do país, fornecendo dicas de livros através do perfil no Instagram e homenageando autores importantes.

As ações do Leitura Ativa acontecem, em sua maioria, de maneira remota. Para participar, os interessados devem acompanhar os processos seletivos que são abertos frequentemente e divulgados na página do Instagram @leiturativa_.

Publicidade

Por fim, Raislúcio definiu o projeto como uma ferramenta de luta por um país melhor, e agradeceu à equipe do Leitura Ativa. “Sou fiel à ideia de que jovens podem e devem lutar por um país melhor e menos desigual. Tenho a percepção que, atualmente, o Leitura Ativa faz mais por mim do que eu por ele, pois esse projeto me concede propósito e permite que eu contribua com o Brasil que idealizo, o Brasil repleto de jovens leitores. Além disso, não posso deixar de agradecer todos da minha equipe, sem eles não conseguiria êxito. Por fim, deixo o pensamento do ilustre Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Facebook

MAIS ACESSADAS