Connect with us

Bocaina

Em ação conjunta de combate à dengue, alunos e servidores realizam passeata e coleta de resíduos em Bocaina

Publicado

em

Uma ação da Prefeitura de Bocaina na gestão do prefeito Erivelto de Sá Barros, em prol do combate ao mosquito Aedes Agypti (transmissor da dengue, Zika e Chikungunya) foi realizada na manhã desta sexta-feira, 08, de março, com apoio integrado das Secretarias de Saúde, de Educação e de Meio Ambiente.

Profissionais das secretarias e alunos da Unidade Escolar Urbano Leal percorreram ruas e avenidas da cidade com ações educativas e de recolhimento de resíduos sólidos como plásticos, metais, papel, vidro, e outros materiais descartados que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

O secretário de Saúde, Iomar Barros, enfatiza a necessidade de apoio e colaboração da população.

“Fizemos essa parceria e tentamos mobilizar a população. Precisamos do apoio da comunidade. Fizemos no intuito de tentar diminuir a proliferação do mosquito. Apenas com orientação a gente muitas vezes consegue evitar um grande problema de saúde pública e que essas orientações sejam multiplicadas”, destacou o secretário.

Alunos seguem pelas ruas com distribuição de panfletos educativos

Além dos agentes, foi utilizado um carro de som para propagar mensagens em prol da conscientização da sociedade bocainense.

Dentre os cuidados, é importante evitar acúmulo de água, não deixar entulhos em quintais e outros locais, colocar telas de proteção em janelas para impedir a entrada do mosquito dentro de casa, aplicar repelentes no corpo e manter caixas d’ água limpas e tampadas, bem como deixar garrafas viradas.

O aedes aegypti é originário da África. Foi disseminado de forma passiva pelo homem e hoje é considerado um mosquito cosmopolita.

Menor que os mosquitos comuns, o aedes aegypti é preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Em média, cada aedes aegypti vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. 

Veja fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS