Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande se prepara para 11ª Expocaboclos e prefeitura investe 200 mil em melhorias no parque

Publicado

em

O município de Caldeirão Grande do Piauí, se prepara para realizar, a ExpoCaboclos, tradicional feira de caprinos e ovinos do município, que é considerada uma das maiores do segmento no interior do Piauí.

A Expocaboclos é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos- ACOCAPI. Devido a pandemia, a feira não acontecia desde 2019, e será retomada agora, com a realização de sua 11ª edição.

A feira acontecerá no período de 10 a 14 de novembro de 2021, no Parque de Exposições Raimundo Cirilo de Carvalho, na comunidade Sítio Caboclos. A programação contará com cursos, oficinas, exposição e comercialização de serviços, produtos e de animais.

O prefeito Filipe Gonçalves, que tem acompanhado de perto todos os preparativos para o grande evento, disse que o intuito é promover uma festa organizada.

“Estamos hoje finalizando os trabalhos de organização para nossa feira. A gente vem trabalhando há mais de um mês para que possamos trazer uma exposição de maneira organizada, segura, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para que o evento possa ser realizado da melhor maneira possível”.

Para a edição 2021, uma grande estrutura está sendo montada. Aproximadamente 200 mil reais em recursos próprios do município estão sendo investidos na efetuação de diversas melhorias no parque de exposição.

Entre as melhorias realizadas, se destacam a pavimentação poliédrica do espaço de acesso ao parque, a reforma e ampliação da lavanderia e banheiros, implantação de energia, e imposição de uma pista de julgamento, com grama natural.

Publicidade

“Temos feito importantes obras estruturantes, como as rampas, calçadas e corrimões, para melhorar a acessibilidade, melhoria na iluminação nas partes interna e externa do parque; e agora temos banheiros masculino e feminino e uma lavanderia para atender a demanda tanto dos expositores, quanto das pessoas que visitam e a comunidade local. Para o calçamento em volta do nosso parque tivemos apoio do deputado Georgiano, através da Seagro, a quem agradeço. Ele conseguiu em torno de 5 mil m de calçamento, o que vai ajudar na locomoção das pessoas e veículos” disse Filipe.

Outra novidade para esta edição da feira, será na forma de realização da parte social do evento. A Expocaboclos contará com diversas atrações musicais, mas as mesmas serão acompanhadas pelo público através da transmissão ao vivo.

“Esse ano devido a pandemia faremos o evento social em um novo formato, onde as bandas e artistas se apresentarão aqui, mas o palco será isolado e apenas a imagem será transmitida no pátio de exposições para que as pessoas possam escutar e visualizar através do telão de led” explicou o prefeito.

As atrações musicais que integrarão a programação da feira, são Sirano e Sirino, Mala 100 Alça, Banda Pilera, Pegadões do Forró, Banda D10, Edu Safadão e Forró Di Latada. Os shows serão transmitidos através do canal no you tube Transmishows.

Filipe convidou a população de Caridade e cidades vizinhas para participar. “Estamos muito animados que essa exposição seja de muito sucesso. Eu estendo o convite a população em geral, dos municípios vizinhos, àqueles que gostam desse tipo de evento, da exposição de animais. Recomendo que as pessoas tomem todos os cuidados, usem máscara, tragam álcool, respeitem o distanciamento. Quereremos receber todos da melhor maneira possível e realizar um evento prazeroso para todos”.

Capacitações

Visando garantir a qualidade dos serviços prestados durante a feira, a organização do evento, com apoio de parceiros como o Sebrae, também investe na realização de capacitações e oficinas.

Publicidade

Nos dias 09, 10 e 11, acontece a oficina Boas Práticas de Higiene e Segurança de Alimentos, ministrada pelo Médico Veterinário e instrutor do Sebrae, Jeferson Alcântara.

O instrutor explicou o objetivo da oficina. “Hoje estamos aqui para dar um apoio aos manipuladores de alimentos, que são os barraqueiros que vão vender comida e trabalham com alimentação em geral. O objetivo é melhorar a qualidade no atendimento, garantir que o alimento que vai ser vendido tenho uma segurança higiênicosanitária. Orientamos sobre a melhor maneira de armazenar o alimento, na hora do atendimento, os utensílios que eles estão usando”.

Segundo ele, o Sebrae apoiará também durante o evento. “Vamos estar aqui a disposição deles para tirar qualquer dúvida, vai ter uma oficina com orientações teóricas, passando as informações que a Legislação cobra, para eles trabalharem da melhor maneira possível, respeitando as boas práticas na produção desses alimentos e a higiene em geral, principalmente agora por conta da Covid-19” concluiu.

Veja a programação da feira e mais fotos do parque :

PROGRAMAÇÃO EXPOCABOCLOS

Consultoria de Viabilidade da Oficina Boas Práticas de Higiene e Segurança de Alimentos

Publicidade

Dia: 10/11/2021
Horário: 08:00 às 12:00 hs das 14:00 às 18:00 hs.
Instrutora: Jeferson Alcântara

Oficina de Gastronomia de Caprinos e Ovinos
Dia: 12/11/2021
Horário: 08:00 às 12:00 hs das 14:00 às 18:00 hs.
Instrutora: Verônica

Oficina de Reserva Estratégia de Alimentação
Dia: 12/11/2021
Horário: 08:00 às 12:00 hs
Instrutora: Renata Carla

Oficina de Mineralização Aplicada aos Rebanhos Ovino e Caprino.
Dia: 12/11/2021
Horário: 14:00 às 18:00 hs
Instrutora: Joaquim Bezerra

Oficina de Inseminação Artificial em Pequenos Ruminantes
Dia: 13/11/2021
Horário: 08:00 às 12:00 hs
Instrutora: Maria Éllida Bezerra
Oficina de Mapeamento de Parasitos Gastrointestinais através da metodologia Ovos por Grama de Fezes (OPG)

Publicidade

Dia: 13/11/2021
Horário: 14:00 às 18:00 hs
Instrutora: Maria Éllida Bezerra

Facebook

MAIS ACESSADAS