Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Missa e carreata marcam abertura do Festejo de São José em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

“São José: Modelo de coragem, exemplo de doação”. Refletindo sobre esse tema, a comunidade católica da Área Pastoral São José, em Caldeirão Grande do Piauí, que integra a Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia, está celebrando mais uma festa do seu santo padroeiro.

Encerrado o período de peregrinação, que teve início ainda no mês de fevereiro, os fiéis se reuniram neste domingo (10), para a abertura oficial da Festa de São José, que segue até o dia 19 de março.

Clique aqui e veja todas as fotos!

O início da festa do padroeiro contou com a abertura na Paróquia de São Cristóvão, em Marcolândia, com um momento de fé e adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido da Santa Missa.

Logo após, os católicos saíram em carreata, guiados pela imagem de São José, que seguia à frente da fila de veículos. O percurso foi encerrado na Igreja de São José, em Caldeirão Grande, onde aconteceu a primeira noite de novena missa.

Reunindo um expressivo número de fiéis, a missa foi campal e marcada por momentos de comunhão, oração, louvor e emoção. Entre os presentes, estiveram o presidente da Câmara Municipal, Marcondes Alencar, a vereadora França Miranda, o ex-prefeito, João Vianney e o primeiro prefeito de Caldeirão, José Gonçalves dos Santos.

A missa foi presidida pelo pároco de Marcolândia, padre Espedito Antônio e concelebrada pelo padre local, Fernando Amando. Os noitários foram o Apostolado da Oração de Marcolândia, coroinhas, catequese, grupo mãe Rainha, Setor 1 e comunidade Pereiros.

Na oportunidade, foi realizada durante a missa a investidura de 46 coroinhas.

Em entrevista, o padre Fernando Amando destacou sua alegria pela abertura da festa. “Uma multidão marcando a abertura do Festejo de São José. Destacando a peregrinação que acontece desde o dia 6 de fevereiro, com São José, nas comunidades, bairros e ruas de Caldeirão Grande. E hoje com esse diferencial bonito que foi a abertura lá em Marcolândia, na sede da paróquia, com a Santa Missa e depois a carreata, que foi belíssima. E nós devemos muito o empenho do povo de Caldeirão e Marcolândia que somaram-se a nós. E ao chegar aqui em Caldeirão foi uma alegria encontrar essa multidão que aguardava a chegada de São José para a primeira noite. Foi uma noite muito marcante, que nos traz a expectativa de que vai ser um festejo excelente”.

O padre, que se emocionou durante a missa, disse que se alegra pelo que o povo faz. “Minha emoção é exatamente uma emoção de alguém que nunca se cansa de agradecer. Agradecer a Deus e a um povo que tudo fez e faz para que o padre Fernando esteja bem e realizando bem seu trabalho. Às vezes ficamos com as palavras emocionadas porque é a gratidão que transborda do coração. E com certeza vamos ter momentos maravilhosos nessa festa, onde o povo se empenha. Esse festejo já é marca de festa boa, pois o povo se doa para realização. Vale destacar também o apoio da Prefeitura de Caldeirão Grande, na pessoa do prefeito Filipe e sua equipe, todos empenhados e abertos para tudo que foi solicitado pra festa de São José”.

Ele ainda convidou a população a participar. ” minha mensagem é de muito obrigado ao povo de Caldeirão Grande por tudo que já fizemos juntos, e ao mesmo tempo, chegue para perto, vamos fazer bonito e que esse tempo de festejo seja de reavivamento da nossa fé, fortalecimento dos nosso laços e sobretudo, do estreitamento do nosso compromisso com Deus e São José. E fica o nosso convite, que vai aos quatro cantos de Caldeirão Grande, para que juntos façamos uma festa bonita” finalizou.

Publicidade

Diariamente, a programação do festejo contará com o Ofício de São José, às 12h, a Reza do terço (18h:30) e a Novena Missa, 19h. Nesta segunda (11), a Novena Missa terá como noitários o Coração de Maria (Marcolândia); Pastoral do Dizimo (caldeirão e Marcolândia) e Comerciantes e SETORES 02 E 09. O pregador será o padre Allef Antônio.

No encerramento do festejo, dia 19 de março, acontece a Missa de São José, às 09 horas, tendo como pregador o padre Ferdiran (Caridade do Piauí), e a Missa Solene, às 19 horas.


Facebook

MAIS ACESSADAS