Connect with us

Campo Grande do PI

Pedal Rosa e aulão de fitdance marcam campanha de prevenção ao câncer de mama em Campo Grande do Piauí

Publicado

em

Campo Grande do Piauí tem somado força à luta pela prevenção ao câncer de mama e câncer do colo do útero. O município, anualmente adere à campanha Outubro Rosa e desenvolve ações preventivas e que reforçam a importância do diagnóstico precoce do câncer.

Durante este mês, intensificando um trabalho que já é realizado no município, nas Unidades Básicas de Saúde foram repassadas orientações aos usuários sobre o câncer de mama e também feita a solicitação de exames de mamografia, conforme a demanda.

Já nesta quinta-feira (27), encerrando a campanha, a Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma programação diferenciada voltada às mulheres campograndenses.

O evento teve início com o passeio ciclístico denominado “Pedal Rosa”, realizado com o principal objetivo de destacar a prática esportiva como uma aliada para uma vida mais saudável.

As mulheres se reuniram no Posto HS e de lá iniciaram o percurso em direção à cidade. Com muita alegria, bicicletas ornamentadas e vestindo rosa, elas percorreram diversas ruas. Duas paradas foram realizadas durante o trajeto, uma na UBS Cícero Rodrigues da Luz e outra no bairro Novo Horizonte, para momentos de conscientização e sorteios entre as participantes.

O “Pedal Rosa” foi encerrado na Praça Vicente Leal, onde outras atividades foram realizadas. A primeira foi a escolha e premiação da bicicleta mais decorada. A vencedora foi presenteada com uma escova secadora.

A programação também contou com a “Blitz da Saúde”, que disponibilizou teste de glicemia e aferição de pressão arterial. Ainda foi realizado o sorteio de mais brindes.

Ainda marcou o evento, um aulão de Fit Dance, promovido com a parceria do projeto “Mexa-se com a gente”, que é desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Assistência Social. O aulão foi comandado pela professora Alessandra Silva e contou com muita animação.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Zoneide Bezerra, que é enfermeira, o Coordenador da Atenção Básica, Dairo Coutinho e a odontóloga, Taíse Rolim, participaram do evento.

Dairo Coutinho, destacou a importância da campanha e pediu a contribuição das mulheres na prevenção e cuidados. “A campanha do outubro rosa é uma mobilização de prevenção e combate ao câncer de mama, que acomete na maciça maioria, mulheres. Fica aqui o nosso apelo para que vocês busquem as informações, realizem o autoexame da mama em casa, que é muito simples. Também temos nossas unidades de atendimento, que estão aí para recebê-las. Fiquem sempre em alerta. Conheçam o corpo de vocês, avaliem as mamas, e se vocês encontrarem algo que mereça atenção, nossos serviços estarão de portas abertas para recebê-los”.

Beatriz de Jesus Brito, de 43 anos, foi uma das participantes da ação realizada pelo município. Ela é integrante do projeto “Mexa-se com a gente” e também atua na saúde, sendo Técnica em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias.

Ela enalteceu a iniciativa do município e destacou a importância do autocuidado. “Já sou bem ativa, participo do “Mexa-se com a gente” desde o início do projeto e também faço parte da saúde. Eu incentivo muito as mulheres a terem esse autocuidado em todos os aspectos, para melhorar o estilo de vida. E a iniciativa dessa programação hoje foi muito boa, pois o esporte em si é incentivador, principalmente para nós mulheres, para sairmos daquele rotina do dia a dia, tanto mentalmente, quanto para o corpo, e isso só traz benefícios”.


Facebook

MAIS ACESSADAS