Connect with us

Caridade do Piauí

Caridade do Piauí promove roda de conversa e orienta mulheres sobre importância do aleitamento materno

Publicado

em

Um momento preparado especialmente para as gestantes, puérperas e nutrizes do município de Caridade do Piauí, foi promovido nesta quarta-feira (23), pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social e Comissão do Selo Unicef.

Com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, foi realizado um encontro informativo com essas mulheres, que aconteceu no Mercado Público Municipal Aristeu Nelson Rodrigues.

A ação integra o “Dia D” do Agosto Dourado, mês símbolo do incentivo à amamentação, confirmando o padrão ouro de qualidade do leite materno na saúde e nutrição, e também o mês da primeira infância.

O evento foi aberto pelo Coordenador do CRAS, Valdey Carvalho, que acolheu as mulheres e destacou a importância do momento. “Sejam todas bem vindas e sintam-se abraçadas. Essa ação está sendo promovida após o mês da campanha devido a extensa agenda que tivemos, mas, essa é uma ação importante, que o município jamais poderia deixar de estar realizando. Destacar que o processo de amamentação é muito importante para a vida da criança, e não somente até a fase da primeira infância, mas até as consequências da vida adulta. Então, esperamos que esse momento seja proveitoso para vocês”.

Logo após, foi realizada uma roda de conversa, conduzida pela Nutricionista Ana Ioneide e Enfermeira Ceilla Karina, que abordaram sobre a importância do aleitamento materno e os desafios e as superações de amamentar.

“Sabemos que o leite é o alimento ideal para o bebê, então falamos sobre os benefícios do aleitamento materno e os desafios que podem surgir com a amamentação. Foi abordada a questão da posição correta, das dificuldades que elas poderiam encontrar no momento da amamentação ou de problemas que poderiam surgir, como a fissura, a mastite. Abordamos de uma forma dinâmica, de maneira que pudemos demonstrar cada um desses pontos abordados” disse Ceilla Karina.

Ela também destacou que o momento permite uma troca de experiência com as mulheres. “E é um momento de conversa, de troca de experiências, onde a gente pode não só passar informação, mas também tentar fortalecer a importância dessa amamentação. Pela dificuldade que muitas vezes elas encontram, algumas mulheres não conseguem, então a gente busca estimular, fortalecer, para alcançar esse bem maior, que é que elas consigam amamentar, pelo período correto e ter essa recompensa, que é a saúde do bebê. Sabemos a amamentação exclusiva, traz inúmeros benefícios para a criança e a mãe. Aqui foi relatado pela nutricionista Ioneide, sobre os benefícios da nutrição, que são enormes, e vão desde o processo cognitivo, de dentição, e para a mãe também”.

Segundo a enfermeira, a saúde municipal tem todo um trabalho voltado para o incentivo a amamentação, que inicia desde o pré-natal, e os encontros promovidos são mais uma estratégia para a sensibilização com relação a amamentação.

O secretário de Assistência Social, Léocadio Bento, agradeceu as mulheres presentes e disse que o intuito é seguir realizando ações em benefício da população. “Só quem tem a ganhar com esse trabalho é o município, e principalmente as mães. Temos uma parceria com todas as secretarias, com o prefeito Toninho, que é o que nos permite fazer esse trabalho tão bem organizado. Nosso objetivo é realizar cada vez mais ações como essa. Quero agradecer as mães que compareceram aqui hoje e dizer que estamos prontos para receber todas as mães para fazer um trabalho digno e sério pelo município de Caridade do Piauí”.

Ao final do evento, todas as mulheres participantes foram presenteadas com lembrancinhas. Também foi servido um lanche para todos os presentes.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS