Connect with us

MUNICÍPIOS

Chuva anima produtores de soja em cidade no Sul do Piauí

Publicado

em

Os produtores do município de Bom Jesus, no Sul do Piauí, já estão animados com as primeiras chuvas que caíram na região nos últimos dias. Segundo o produtor, Ricardo Applet, a expectativa em relação ao plantio e colheita de soja neste ano é muito grande.

“Nos últimos dois anos a colheita foi  fraca por conta das poucas chuvas que caíram na região. A tendência  é que 2015 seja um ano promissor. Acreditamos que vamos produzir mais de 60 sacas de sojas”, afirmou o produtor.

Em 2014,  a família Pieta colheu mais de duas toneladas de soja por hectares. Se a chuva tiver regularidade em 2015, a produção poderá chegar a três toneladas por hectares. Eles afirmam que lucro poderá ser prejudicado pela péssima estrutura do escoamento.

A rodovia Transcerrado foi projetada para atravessar os cerrados piauienses, mas tem menos da metade dos seus 360 quilômetros asfaltados.”Negócio de estrada é complicado, pois vários municípios estão enfrentando problemas na hora de escoar a produção. Isso faz com que o custo de produção fique mais alto”, comentou o produtor Ivo Pieta.

Segundo o produtor Tiago Pieta,os empresários da região também estão sofrendo com a péssima qualidade das sementes que foram adquiridas.Vários produtores tiveram que replantar a área onde as  plantações deveriam está com quase meio metro de altura.

Publicidade

“Aqui fomos brindamos por três sementeiras. Acho que eles tiveram um problema na produção e isso refletiu em nosso trabalho. Nós não produzimos sementes em nossa propriedade para que a  gente não se preocupe isso. Investimos em sementes e infelizmente chegou um material de má qualidade”, afirmou Tiago Pieta .

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS