Connect with us

Marcolândia

CREAS e Conselho Tutelar promovem palestra e reúnem mulheres do grupo Girassóis de Marcolândia

Publicado

em

A equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) que integra a Secretaria Municipal de Assistência Social de Marcolândia, se reuniu com membros do Conselho Tutelar do município, na última quinta-feira (21). O objetivo do encontro foi promover uma palestra com o grupo Girassóis composto por mulheres. O grupo é assistido pela equipe de técnicas do CREAS.

O Conselho Tutelar é representado pelos conselheiros: Alcione, Andreza, Karine, Bolívar e Salete.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é gerida pelo secretário José Valdemiro (Birica).

Os encontros acontecem mensalmente onde são trabalhados temas relevantes para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social das famílias e mulheres participantes, beneficiárias do serviço.

De acordo com o CREAS, no encontro de quinta-feira (21), a equipe do Conselho Tutelar abordou tópicos cruciais para a compreensão de sua atuação junto à população, como forma de vincular a relação do Conselho com o grupo, bem como “dar voz a este órgão tão importante e necessário que se coloca a serviço da comunidade marcolandense”.

As principais funções do Conselho Tutelar são: encaminhar denúncias ao Ministério Público; imposição de medidas protetivas; acolhimento institucional; além da requisição de serviços públicos nas áreas da saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança direcionados à crianças e adolescentes.

Durante o evento foi explicado que providenciar diz respeito à aplicação de medida de proteção ao adolescente autor de ato infracional. Trata-se de apenas encaminhar para o cumprimento da medida. Entretanto, foi destacado como exemplo, que, a providência está restrita a medida de proteção como é caso de adolescente autor de ato infracional em programa de recuperação de dependentes químicos.

Na reunião estiveram presentes: a coordenadora do CRAS, Valéria Castro; os conselheiros tutelares; a assistente social e representante do CREAS, L´ívia Pires; a psicóloga do CREAS, Amanda Brito; a vereadora Simone Viana que é membro da Procuradoria da Mulher de Marcolândia, dentre outros profissionais.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS