Connect with us

Curral Novo do Piauí

Carreta da mamografia oferta exames gratuitos em Curral Novo do Piauí e reforça prevenção ao câncer de mama

Publicado

em

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), está desenvolvendo uma importante ação voltada à saúde da mulher.

A cidade está recebendo nesses dias 25, 26 e 27 de julho, a carreta do Programa Amigos do Peito, que em uma ação voltada à prevenção ao Câncer de Mama, está ofertando exames de mamografia gratuitos.

A carreta está instalada em frente à Policlínica Municipal e tem a meta de atender até 190 mulheres da cidade nesses 3 dias. O objetivo da ação é ampliar o acesso das mulheres ao exame, priorizando o diagnóstico precoce e o rápido encaminhamento da paciente para o tratamento adequado.

A Secretária de Saúde, Vanderlucia Lira, esteve presente no primeiro dia de exames e explanou a satisfação pela ação realizada na cidade.“É uma satisfação muito grande pra nós de Curral Novo recebermos a unidade móvel de Mamografia do Piauí. Aqui são realizados exames de rastreamento para lesão mamária, e as mulheres que são atendidas aqui saem muito satisfeitas com os exames realizados, então isso evita o deslocamento dos pacientes para os grandes centros urbanos”.

Ela também destacou o apoio da gestão municipal. “Essa foi uma iniciativa do próprio estado enviar essa carreta para realização dos exames, e a Prefeitura Municipal tem nos apoiado sempre em todas essas ações que vêm a beneficiar as mulheres da nossa cidade, assim como todos os beneficiários do SUS. É uma satisfação muito grande realizar essa ação pela segunda vez no município, gerando comodidade e prevenção as nossas mulheres curralnovenses.”

Jubeny Macedo, residente da cidade, realizou o exame e demonstrou seu contentamento, além de convidar as demais mulheres da cidade a também realizarem a mamografia.

“Eu acabei de fazer meu exame de Mamografia e foi muito bom e super confortável, não doi nada e as que forem realizar o exame podem ficar despreocupadas, a profissional que me atendeu é uma profissional exemplar, excelente, dedicada e gentil. Então, se você ainda não fez eu recomendo muito, pois esse exame tem uma importância muito grande pois quanto mais cedo for detectado algum problema, melhor será tratado”.

Facebook

MAIS ACESSADAS