Connect with us

Curral Novo do Piauí

Curral Novo do Piauí se mobiliza contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes; veja como foi

Publicado

em

A Prefeitura municipal de Curral Novo do Piauí, através das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, em parceria com o Conselho Tutelar e a Unidade Escolar São Francisco de Assis (UESFA), promoveu na tarde da última quarta-feira (18), atividades em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional De Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No primeiro momento foi realizada uma caminhada com alunos, professores, gestores e funcionários da Assistência Social. Os participantes conduziam faixas, banners e placas que alertavam, orientavam e buscavam conscientizar a população para o combate à exploração sexual e ao abuso infantil.

A concentração foi realizada na Escola Municipal José Cicero de Morais e na Unidade Escolar São Francisco de Assis, seguindo até a praça da matriz, onde aconteceram algumas apresentações, peças e jogral em alusão ao dia 18 de maio.

Na praça, Eula Santos, que é Conselheira Tutelar, explicou sobre a data. “O dia 18 de maio foi criado após a menina Araceli Cabrera Sánchez ser brutalmente violentada, abusada e assassinada, por isso foi criada essa data em combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.”, disse.  

Ela fez um chamamento para a denúncia, seja ao Conselho, à polícia ou por telefone. “O papel do Conselho tutelar nesse dia 18 é promover ações de conscientização contra a violência e exploração sexual de crianças. O intuito é conscientizar as pessoas a não omitir o abuso e a exploração, isso nós temos que denunciar, e pra isso, a gente tem alguns meios pra denúncia, o disque 100, o Conselho tutelar.”, disse a conselheira.

Raimunda Sepedro, que é assistente social na Educação, falou da importância de todas as ações com foco na proteção das crianças e adolescentes. “É um momento de reafirmar a nossa responsabilidade e o compromisso em garantir os direitos da criança e do adolescente. Nesse cenário, o serviço social escolar tem papel fundamental na prevenção, na identificação e no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, atuando por meio de ações preventivas e mobilizações pontuais como essa que acontece hoje no município de Curral Novo do Piauí.”, pontuou.

Ela destacou o trabalho realizado pela Secretaria de Educação. “A Educação esteve empenhada em levar palestras de cunho informativo e preventivo a todos os estudantes da Rede Municipal de Educação, tanto da zona urbana, como da zona rural. Foram ações de ampla divulgação dentro do município, e queremos dizer que não é somente no Maio Laranja, mas durante todo o ano levamos orientações fazemos acompanhamento familiar, acolhimento e encaminhamentos de acordo as demandas que chegam até nós, seja através de busca ativa ou espontânea.”, acrescentou.

Outra ação importante existente no município que visa retirar as crianças e adolescentes da ociosidade, é o “Programa Aprender Sempre”, desenvolvido pela Prefeitura de Curral Novo, através da Educação, que oferta oficinas de violão, dança, flauta, música, teatro, artesanato e fanfarra, bem como apoio pedagógico para os componentes de língua portuguesa e matemática.

Veja fotos da mobilização

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS