Connect with us

Curral Novo do Piauí

Educação de Curral Novo do Piauí investe em estratégias de ensino e adota aulas em tempo real

Publicado

em

Em meio às mudanças provocadas pela pandemia, que afetou diversos segmentos da sociedade, inclusive a educação, o município de Curral Novo do Piauí tem buscado alternativas para oferecer, mesmo sem aulas presenciais, um ensino que promova bons resultados.

Para tanto, a gestão, através da Secretaria Municipal de Educação, tem investido em diferentes estratégias de ensino. No município, aulas remotas estão sendo adotadas desde maio de 2020, com atividades impressas e online.

Neste ano de 2021, diante de relatos de dificuldades enfrentadas na modalidade de ensino, a secretaria decidiu ouvir pais e professores, com o intuito de buscar alternativas para garantir o pleno desenvolvimento das atividades.

A Secretária Municipal de Educação, Erasma Alves, disse que primeiramente foi feita uma escuta com os professores. “A Secretaria Municipal de Educação, de tanto ouvir relatos que alunos, pais de alunos, estavam ansiosos, sobrecarregados, decidimos fazer algo. Num primeiro momento fizemos uma escuta com os professores, levamos alguns relatos que a gente pôde colher e ouvimos os professores, que relataram o que eles também vinham passando, na questão de devolutivas de atividade, participação nas aulas online”.

Como resultado da troca de relatos com os educadores, a secretaria decidiu diminuir a quantidade de atividades enviadas aos alunos e adotar a estratégia de aulas em tempo real, através do google meet. “Após ouvirmos os professores ficou acordado que a partir de agora iremos reduzir a quantidade de atividades que estávamos levando para os alunos e também que todos os professores ministrarão aula pelo google meet, pois até então estava tendo o comando pelo whatsapp e uma plataforma que a gente coloca a atividade. Então ficou definido que a partir de agora as aulas seriam no google meet, serão aulas em tempo real” relatou a secretária.

Publicidade

A pasta reuniu também os pais de alunos para apresentar as novas medidas adotadas. Segundo a secretária, a proposta teve um acolhimento positivo por parte dos pais. “Levamos essa ideia para os pais, eles aceitaram, gostaram. Apresentamos o aplicativo onde será a aula, na qual os alunos vão poder tirar alguma dúvida que tenham, e o professor vai poder responder ali de imediato, vai ser realmente uma aula, onde o aluno vai poder participar”.

Entretanto, segundo a gestora, mais de 60% dos alunos não tem acesso a internet e seguirão sendo atendidos com a entrega de atividades impressas. “Sabemos que infelizmente há fatores que impedem que todos os alunos participem. Tem pais que tem o desejo de que seu filho participe da aula virtual, mas infelizmente as condições não permitem, e em outros locais não pega sinal de internet. Para esses alunos, continuarão sendo entregues as atividades impressas”.

Conforme a secretária, as aulas em tempo real já iniciam na próxima semana. “Na próxima semana já inicia. Todos os pais e alunos já estão cientes de como vai ser, e houve uma organização do cronograma de aulas, até porque diminuiu a quantidade de atividades”.

A gestora disse que com o novo formato de aula espera mais participação dos alunos, mas destacou que caso não seja obtido um retorno positivo, outra alternativa será buscada. “Espero que tenhamos mais participação dos alunos, mais motivação, que os alunos tenham desejo de participar dessas aulas, e o aprendizado também. E a gente vai se reinventando a cada dia. Adotamos essa estratégia, mas se não der certo vamos buscar outra alternativa, sempre com o intuito de garantir um melhor aprendizado”.

A secretária também informou que será feita uma avaliação diagnóstica, com as turmas do 2º, 5º e 9º anos. “Acredito que na próxima semana já vamos escalar esses alunos para vir fazer a avaliação na escola e a partir daí teremos um caminho para a gente facilitar mais ainda pra esses alunos, na questão da Língua Portuguesa e Matemática”.

Publicidade

Erasma ainda informou que a secretaria pretende também ouvir os alunos. “A escuta para os alunos está pronta e foi apresentada para os professores. Vai ser algo voltado a como o aluno está se sentindo nesse momento, as dificuldades que estão tendo nas disciplinas e também na parte emocional. Vamos verificar também um tema que eles acreditam que poderia ser trabalhado para desenvolver um projeto. E creio que ouvir eles é o caminho”.

Por fim, a secretária disse que o município também já está preparado para adotar o ensino híbrido, tendo um plano montado para a modalidade.

Segundo ela, dependendo do cenário da pandemia, as aulas podem passar a ocorrer na modalidade híbrida já a partir do próximo semestre. “Nós já temos um plano de aula montado para o ensino híbrido, que está sendo avaliado pelo Conselho Municipal de Educação. Nosso desejo é que retorne no segundo semestre, mas não temos essa certeza, pois tudo depende da situação com relação a pandemia. Temos um plano e os protocolos de segurança para todas as escolas” concluiu.

A Rede Municipal de Educação de Curral Novo do Piauí conta atualmente com 1127 alunos matriculados.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS