Connect with us

Curral Novo do Piauí

Prefeitura de Curral Novo e Sebrae promovem oficina para apicultores do município

Publicado

em

Foi realizada na manhã deste domingo (25), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curral Novo do Piauí, a oficina “Vamos Crescer Juntos”, tendo como público alvo os apicultores do município.

A oficina foi promovida pela Prefeitura Municipal de Curral Novo, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae -PI).

O evento foi aberto com a fala da Secretária de Agricultura, Angelucia Gomes, que expressou sua alegria pela participação dos apicultores na oficina e também falou sobre o intuito da oficina.

“Viemos nessa parceria fazendo as consultorias com os nossos agricultores e agricultoras do município de Curral Novo do Piauí e estamos hoje aqui para realizarmos a nossa primeira oficina de associativismo, onde iremos discutir sobre a associação e iremos organizar os nossos apicultores para que a produção do mel tenha uma forma melhor e mais prática de ser comercializada dentro dos critérios exigidos.”

A oficina contou com a participação de 25 apicultores do município e foi conduzida pela Consultora do Sebrae Piauí no Município, Rosário Barros, a serviço do Programa Agro Nordeste, que o Sebrae executa nos municípios que tem potencialidade econômica a partir do Agro Familiar.

Rosário Barros falou sobre a ação. “Aqui em Curral Novo a nossa ação é com a organização, fortalecimento do grupo de agricultores. Aqui nós trabalhamos com 25 apicultores, alguns já com experiências, outros iniciando seu processo de adequação. Toda essa ação com foco na comercialização e na transformação da apicultura com potencial econômico e desenvolvimento do município.”

Rosário também falou sobre a parceria da Prefeitura e da Sebrae em prol do desenvolvimento da Apicultura no município. “Essa ação acontece aqui pois a Prefeitura Municipal assumiu esse desafio junto com o SEBRAE, através da Secretaria de Agricultura que é a grande mobilizadora dos agricultores aqui da região. E a gente está aqui hoje, na manhã deste domingo, pra trabalhar com eles o fortalecimento da cooperação através da oficina Vamos crescer juntos”.

Ela ainda destacou que o objetivo é criar a primeira Associação de Apicultores no município.”Através dela, serão promovidas ações de fortalecimento, de incentivo, de indução ao crescimento econômico, e assim quem sabe daqui a alguns anos, com a estrutura montada dos apiários, com a comercialização estabelecida, eles possam então se transformar numa cooperativa que ganhe, que conquiste o mercado, dentro e fora do estado. Dizer que pra mim é uma grande alegria poder servir o município de Curral Novo, através dos apicultores”.


Facebook

MAIS ACESSADAS