Connect with us

Francisco Santos

Francisco Santos mobiliza população no combate ao mosquito da dengue e realiza passeata de conscientização

Publicado

em

No último sábado, 02 de março, a Prefeitura Municipal de Francisco Santos, sob a liderança do prefeito Dr. Luis José e do vice-prefeito Edson Carvalho, uniu esforços com a Câmara Municipal e a Secretaria de Saúde para promover uma campanha de conscientização sobre a dengue, intitulada “Dia D – Brasil Unidos Contra a Dengue”. O evento teve como tema “10 minutos contra a dengue”.

Na ocasião, estiveram presentes servidores públicos municipais, estudantes de enfermagem e a população em geral.

A mobilização teve como objetivo fortalecer as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A gestão municipal tem intensificado suas medidas de controle do mosquito, incluindo capacitações e reciclagens para os Agentes de Endemias e Saúde, além da realização de bloqueios em áreas com maior incidência de casos, conforme os boletins epidemiológicos.

O ponto de concentração da atividade foi na Praça da Secretaria Municipal de Educação, de onde uma caminhada foi iniciada, percorrendo as principais ruas do município, com cartazes e carro de som.

A Secretária de Saúde, Ana Vilma, destacou a importância dessas ações e a participação ativa da comunidade no combate à proliferação do mosquito transmissor.

“É fundamental que todos nós estejamos unidos na luta contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nossa gestão tem trabalhado incansavelmente para fortalecer as ações de prevenção e controle, mas precisamos do engajamento de cada cidadão. Eliminar criadouros, manter os quintais limpos e estar atento aos sintomas são medidas essenciais para proteger nossa comunidade”, declarou.

Durante o evento, foram realizadas orientações sobre os cuidados necessários para evitar a reprodução do Aedes aegypti, bem como sobre os sintomas e medidas de prevenção das doenças por ele transmitidas. A população foi incentivada a eliminar recipientes que possam acumular água parada, ambiente propício para a criação das larvas do mosquito.

Publicidade

Fotos

FOTOS | OLEGÁRIO FARIAS

Facebook

MAIS ACESSADAS