Connect with us

DESTAQUES

Em Fronteiras, IV Conferência Municipal de Educação discute a inclusão, equidade e qualidade

Publicado

em

A Prefeitura de Fronteiras através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (07), a IV Conferência Municipal de Educação que traz como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

O evento aconteceu na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa. O primeiro momento foi marcado pela composição da mesa de honra, apresentação cultural, leitura do regimento interno e palestra magna pelo conferencista Iwry Paiva.

Apresentação cultural marca abertura da IV Conferencia Municipal de Educação em Fronteiras

O objetivo da conferencia é avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação-PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais e conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

A conferência trabalhou três eixos temáticos: O PNE 2024 – 2034: Avaliação das Diretrizes e Metas: Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação e Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção.

O secretário de Educação, Genilson Sobrinho, falou durante a conferência e mencionou os desafios enfrentados ao longo do período letivo marcado pela pandemia.

“Hoje o sentimento que prevalece é gratidão a Deus por nos proporcionar a vida. Estamos vivenciando momentos atípicos, tivemos que nos reinventar e nos adaptar as reais situações, mas estamos firmes e fortes na caminhada de gerenciar a Educação Municipal de Fronteiras. Mesmo diante de incertezas estamos proporcionando um ensino-aprendizagem significativo para nossas crianças e adolescentes da rede pública municipal. É um desafio muito grande, mas estamos todos juntos em prol do mesmo ideal que é promover educação de qualidade. A IV Conferencia Municipal de Educação de Fronteiras é um espaço destinado a um processo de debate, reflexão, planejamento e perspectivas voltadas para o aperfeiçoamento das Políticas Públicas Educacionais, sobretudo, em favor do maior tesouro imaterial que pode um município possuir, suas crianças e adolescentes. Quero mais uma vez agradecer a todos os professores presentes”, disse agradecendo ao prefeito Eudes por confiar a Secretaria Municipal de Educação, onde mencionou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Zildênia Maria, o vice-prefeito, Gernilson Sobrinho, autoridades presentes, comunidade escolar e demais representações.

O prefeito, Eudes Ribeiro, participou da IV Conferência, falou sobre os avanços e o cenário atual da educação no município, bem como os investimentos no setor.

“Gratidão a Deus pela vida de cada profissional da Educação e pelo grande trabalho que eles conseguiram realizar em plena pandemia. Nós tivemos no decorrer deste ano de 2021, algumas ações que foram desenvolvidas pela Educação que realmente fez com que tivéssemos o avanço de forma significativa, um trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação com a Busca Ativa, porque o município teve perca significativa também com o número de alunos e a pandemia contribuiu para tudo isso.
Temos agora um secretário que tem procurado fazer um bom trabalho com coordenadores, professores, diretores de escolas, e estamos aí na IV Conferência. No inicio do próximo ano teremos aulas presenciais, e precisamos nos habilitar. Isso, é um novo momento, uma nova história e certamente vamos trabalhar para melhorar muito mais ainda”, destacou Eudes.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0017.jpg

Em entrevista ele destacou os investimentos por sua gestão. “No tocante aos investimentos, as reformas das escolas que fizemos agora, e agora iremos proceder com processos de licitações para reformar mais 06 Unidades Básicas de Saúde no bairro Bela Vista, Alecrim e Lagoa Cumprida e estamos aguardando a chegada de mais um ônibus. Estamos enfrentando dificuldades, mas conseguimos fazer uma coisa que é chegar ao final do ano sem atrasar folhas de pagamento, inclusive a Educação. Eu queria muito pagar o abono salarial como paguei em 2012-2013, mas iremos ter um uma abono salarial pequeno que são as sobras porque chegamos a atingir agora no mês de setembro 69% do nosso índice, faltando apenas 1%, então acredito que estamos em uma condição muito boa e que iremos melhorar e ter uma educação com mais qualidade, principalmente no próximo ano”, destacou o prefeito Eudes.

O vice-prefeito, Gernilson Sobrinho, saudou todos os presentes.

“É com muita alegria e satisfação que estou com vocês para discutir, debater e planejar, um assunto inerente à nossa educação. Uma educação inclusa, aonde exista equidade, com isso vem à qualidade do ensino da nossa educação. O importante é que tenhamos uma escola preparada, professores capacitados para desempenhar as suas atribuições. Temos que partir do início onde realmente é a base. Agradeço a Secretaria de Educação na pessoa do secretário Genilson pelo convite […] o que é do professor é do professor. O que é lei não se discute, se é 70% que tem que ser gasto com o professor, é 70%. O prefeito, o secretário não estamos fazendo o que é bom não, eles estão fazendo o que é de direito. Nós temos que nos mantermos unidos, e eu serei eternamente professor”, falou o vice-prefeito ressaltando sobre o Fundeb..

O consultor em Gestão Pública e Jurídica, Dr. Iwry Paiva, falou sobre os eixos da conferência durante entrevista.

“A temática hoje de discussão desenvolvida pela consultoria foi um suporte e instrução de maneira geral, ou seja, uma abordagem geral dos eixos que serão discutidos nas mesas temáticas […] o tema da Conferência fala principalmente de Inclusão e Equidade, os eixos são divididos para abordagens de setores da educação. O eixo 01 fala do Plano Nacional da Educação, o Eixo 02 fala como o serviço educacional pode ser prestado com conectividade e tecnologia, e o Eixo 03 fala basicamente da criação e da possibilidade de criação de sugestão dos entes federativos para a constituição do Sistema Nacional, sistema esse que após a sua constituição de fato facilitará a prestação do suporte do Serviço Educacional no Brasil como um todo”, enfatiza.

Durante a conferência foram elaboradas as plenárias de eixos e a plenária final. Após as apresentações de cada grupo, o evento foi encerrado com a eleição dos delegados que participarão da Conferência Intermunicipal. São eles: Heriveltho Ribeiro e José Eduardo; Marilene Carvalho e Lêdian Costa; Ana Vitória e Gustavo Nicolas; Crislayde Maria e Francisca Luciane; Luiz Angel e Maria Aparecida Gomes de Oliveira Pereira.

A IV Conferência foi prestigiada pelo prefeito, Eudes Ribeiro; a primeira-dama, Zildênia Ribeiro (secretária de Assistência Social); o vice-prefeito, Gernilson Sobrinho; Antônio Bezerra (secretário de Saúde); o vereador, Luiz Angel; Genilson Sobrinho (secretário de Educação); Maria do Socorro Gomes Alves (supervisora de Ensino); Fabiana Raquel (coordenadora de Planejamento e Administração); o presidente do Conselho Tutelar, Stallone; Maria Aparecida (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação); Heriveltho Bezerra (secretário de Meio Ambiente); Eudiná Ribeiro (coordenadora do Cras); Maria das Flores (coordenadora da Secretaria Municipal de Agricultura); Francisca Luciane (presidenta do Conselho Municipal de Educação); padre Gildo Coelho (pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), entre outros presentes.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS