Connect with us

Fronteiras

Fronteiras celebra 88 Anos com ato cívico e inauguração da Associação de Pais de Crianças com autismo

Publicado

em

Emancipada em 1943, o município de Fronteiras comemora hoje (09) o seu 88º aniversário de emancipação política.

A cidade, conhecida por sua rica história e cultura, celebrou a data de forma especial com um emocionante hasteamento da bandeira e a inauguração da Associação de Pais de Crianças e Adolescentes com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento de Fronteiras, um importante marco para a comunidade local.

As festividades tiveram início ao amanhecer, com o sol brilhando intensamente sobre a cidade. O prefeito Eudes, ao lado da 1ª dama Zildenia, de vereadores, secretários, lideranças comunitárias e a população, em geral, reuniram-se em frente à prefeitura municipal para celebrar o momento histórico. O hasteamento da bandeira da cidade, assim como a do Piauí e do Brasil, marcou o início das comemorações de mais um dia de programação, sendo um gesto simbólico que representa a união e o amor pela cidade.

Durante o ato solene, o prefeito Eudes Ribeiro proferiu palavras emocionantes, relembrando a trajetória de Fronteiras ao longo dos anos: “Hoje, ao completarmos 88 anos, estamos aqui para honrar nossa cidade e reafirmar nosso compromisso com seu desenvolvimento. Fronteiras é um lugar de histórias, de lutas e de superações. Cada cidadão é um elo nessa corrente que fortalece nossa identidade e nos enche de orgulho”, afirmou o prefeito.

Após o hasteamento da bandeira, os presentes dirigiram-se para o outro lado da Avenida Landri Sales, onde foi inaugurada a Casa de Apoio da Associação de Pais de Crianças e Adolescentes com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento de Fronteiras APAFPI, um espaço acolhedor que proporcionará assistência e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas personalidades, incluindo a Senadora Jussara Lima, que ressaltou a importância da iniciativa:

“A inauguração é um momento bastante importante e significativo, especialmente para as mães de filhos autistas. Estamos aqui, com o prefeito Eudes, a primeira-dama Zildenia e Eudiná, que é a secretária da Assistência Social, inaugurando este centro de grande importância, que é a Associação de Pais de Crianças, Adolescentes com Autismo e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento em Fronteiras, Piauí. Coloco-me à disposição dessas mães para que, juntos, de mãos dadas, possamos trabalhar em prol das crianças que mais precisam em nosso município.” disse Jussara.

Angela Darla, presidente da associação, muito emocionada com a conquista da casa de apoio, ressaltou a importância desse projeto para a comunidade:
“Hoje, o sentimento é de gratidão, um momento muito importante para nós, como mães, que estamos inaugurando essa associação do autismo. Agradecemos primeiramente a Deus, ao prefeito que nos apoiou, à secretária Eudiná, que nos ajudou muito em nossa causa. Essa causa é muito importante, e por meio da casa de apoio, levamos conhecimento para além de Fronteiras, pois, muitas mães de outros municípios têm acompanhado a associação e querem lutar junto conosco”, destacou Angela Darla.

Durante a inauguração, a secretária municipal de assistência social, Eudiná, enfatizou o compromisso da gestão em apoiar a causa do autismo e parabenizou a associação pelo trabalho realizado. Eudiná ressaltou a importância da casa como um espaço que oferece suporte e acolhimento às famílias, além de possibilitar a disseminação de conhecimento sobre o autismo.

“A inauguração desta associação é um momento muito importante e gratificante para todos nós. O trabalho diário com essas crianças têm sido maravilhoso, e temos aprendido muito com elas. Cuidar de uma criança autista é uma missão especial, que exige muito carinho e dedicação. Na Assistência Social, contamos com uma equipe de profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que trabalham juntos para cuidar dessas crianças. Agradecemos ao prefeito Eudes e à senadora Jussara, que nos apoiam e estão presentes agora. É uma grande satisfação contar com essa parceria, e sabemos que a senadora está de portas abertas para ajudar as mães e contribuir com o município de Fronteiras”, frisou Eudiná.

O prefeito Eudes Ribeiro expressou sua gratidão a Deus e mencionou o momento em que recebeu a visita das mães pela primeira vez. Ele compartilhou que, inicialmente, não entendia a causa, mas aos poucos compreendeu sua importância e se dedicou a ela. Eudes destacou que o poder público está presente para apoiar as famílias em momentos difíceis e agradeceu à senadora Jussara por sua contribuição na construção do projeto.
“Comecei a compreender depois de um tempo, e tanto é que, no dia em que recebi a primeira visita das mães no gabinete, eu, prontamente, decidi por convicção pessoal me dedicar a essa causa e dar o apoio necessário. E vocês, mães e pais, acreditem em uma coisa, creio que não é um desafio, pois, a vossa fé irá superar todos os obstáculos, e estou pronto para ajudar cada vez mais essa causa.”

Fabiana, uma das mães da associação, também teve a oportunidade de expressar seus sentimentos durante a inauguração da casa de apoio. Ela ressaltou a importância de se tornarem uma instituição para lutar efetivamente pelos direitos dos artistas, enfrentando a burocracia da sociedade. Fabiana também reconheceu o papel essencial do prefeito Eudes, destacando que seu apoio foi fundamental para alcançar essa conquista.

“Sinto um momento de gratidão a Deus. É uma conquista. Percebemos que é uma conquista porque vivemos em uma sociedade altamente burocrática, e é quando nos tornamos uma instituição conseguimos efetivar essa luta por direitos. Agora, teremos as condições necessárias para buscar efetivamente a garantia de nossos direitos. Contamos muito com o apoio do prefeito Eudes para que ele continue nos ajudando, porque, até aqui, se tudo isso foi possível, é graças ao suporte que ele nos deu”, destacou Fabiana.

_Veja mais imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS