Connect with us

Geminiano

GEMINIANO | Povoado Muquém celebra festejo da padroeira e ganha praça nova

Publicado

em

No dia em que a comunidade católica do povoado Muquém, situada no município de Geminiano, distante cerca de 3 km da cidade, celebrou a festa da sua padroeira, Santa Teresina do Menino Jesus, o prefeito Erculano Carvalho entregou à população uma importante benfeitoria, a nova Praça Francisco Borges Sobrinho, que foi totalmente reconstruída em frente a igreja.  

A obra foi executada com recursos próprios do município e em tempo recorde, cerca de 20 dias de trabalho. O objetivo da gestão era presentear comunidade, no período do festejo, com um novo espaço de convívio social, lazer e entretenimento.

A nova praça tem uma arquitetura paisagista moderna, que combina bancos, iluminação, um chafariz, além de jardins, se tornando, junto a igreja católica da comunidade, o cartão postal do povoado.

A cerimônia de inauguração aconteceu antes da missa solene, e contou com as presenças de autoridades locais, como o prefeito Erculano Carvalho, o secretário de Saúde, José Genival, o GG, a presidente da Câmara Municipal, Mariana Cipriano, os vereadores Nicolau Moura e Erismar Feitosa, o Novinho, que são moradores da comunidade, dentre outros.

Em entrevista, o prefeito Erculano manifestou a alegria de estar entregando mais uma obra na comunidade. “É momento de muita alegria entregar mais essa obra para a população do povoado Muquém, uma praça nova, que foi praticamente construída e que vai embelezar muito a comunidade”, disse.  

A praça nova é parte de um pacote de obras executado pela Prefeitura Municipal, que tem melhorado a infraestrutura do povoado e o aspecto visual. “Em nove meses dessa segunda gestão nós já construímos mais de 2 mil metros de calçamento, recuperamos todas as estradas dessa região, abrimos três duas que são de grande importância para o crescimento e desenvolvimento do povoado, e também estamos restaurando a caixa d’água, que foi construída há cerca de 40 anos. São obras que melhoram o povoado e elevam a autoestima dos moradores. Estive presente esses dias acompanhado o andamento da construção da praça e a gente sente a alegria dos moradores, a satisfação de ver a comunidade cada dia melhor”, disse Erculano.

Josino José Feitosa, líder comunitário e dirigente da igreja católica, também afirmou que o momento é de alegria e de agradecimento pela graças alcançadas por intermédio de Santa Teresinha e pela praça nova. “Hoje nós estamos celebrando o 46º festejo da padroeira, que é uma tradição da nossa comunidade, e também, recebendo uma praça bonita. Essa praça foi deteriorada pelo tempo e hoje está reconstruída. A gente se sente muito gradecido, pois agora temos uma praça em frente a nossa igreja, um cartão postal da nossa comunidade”, disse.

O vereador Novinho agradeceu ao prefeito Erculano e equipe de governo pelas benfeitorias realizadas no povoado. “A praça ficou muito bonita em frente a igreja, e o dia para inaugurar foi bem escolhido, o dia de Santa Teresinha, que é a padroeira aqui da comunidade. A gente só tem a gradecer ao prefeito e toda equipe e dizer que a população está bem feliz por essa e outras obras. Isso só quem ganha é a população de Geminiano e do Muquém”, pontuou.

O vereador Nicolau afirmou que o povoado tem se desenvolvido e que a praça embeleza ainda mais o povoado. “A praça estava bem deteriorada, e nós levamos esse pedido ao prefeito Erculano, que prontamente nos atendeu. É uma obra importante, que ficou muito bonita e que engrandece o povoado Muquém, uma comunidade grande, unida, e que merece uma praça como essa”, disse.

José Genival, o GG, secretário de Saúde, salientou que a gestão tem olhado com bons olhos para o povoado. “O povoado Muquém está de parabéns por receber uma obra desse porte. A gente vê que a população feliz e agradecida em ver a praça reconstruída em frente a igreja. O nosso prefeito tem olhado com bons olhos para o povoado Muquém. Na gestão passada construiu uma UBS com academia de saúde, agora na segunda gestão construiu dois mil metros quadrados de calçamento, essa nova praça, e também está recuperando a caixa de água da comunidade”, citou.

Festejos

Após a cerimônia de inauguração da praça nova, aconteceu a missa solene da festa de Santa Teresina do Menino Jesus. A celebração foi campal, ao lado da igreja da comunidade, presidida pelo padre Paulo de Araújo Rocha, e contou com participação de muitos fiéis.

Publicidade

Esse ano, a comunidade refletiu sobre o tema “Santa Teresinha do Menino Jesus: Família, Vocação e Missão”. Foram nove noites de novena em preparação para o ponto alto da programação religiosa, da solenidade.

Realizado há 46 anos, o festejo da padroeira é a mais antiga tradição religiosa da comunidade de Muquém.

Presença

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração e na missa autoridades como os secretários municipais Faustino Oliveira (de Infraestrutura), Érica Carvalho (de Educação), Kelcylândia Luz (de Assistência Social), Edmundo Sousa (de Agricultura), Filho Marques (de Planejamento), Ricardo Lima (chefe de Gabinete); os vereadores Netinho e Graça de Messias, dentre outros.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS