Connect with us

Jacobina do Piauí

JACOBINA | Saúde apresenta balanço positivo de ações realizadas de maio a agosto

Publicado

em

A Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta quarta-feira, 22 de setembro, na Câmara Municipal, uma audiência pública para prestação de contas e apresentação do relatório de ações realizadas no segundo quadrimestre de 2021.

A audiência foi realizada em obediência à Lei Complementar 141, que prevê que o gestor do SUS no município deverá elaborar Relatório detalhado referente ao quadrimestre anterior com informações como o montante e fonte dos recursos aplicados no período e a oferta e produção de serviços públicos na rede.

Os dados foram apresentados pela enfermeira Kátia Porto, assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Enfermeira Kátia Porto

No município, ao final do quadrimestre, haviam 2.282 famílias cadastradas e 5.990 pessoas. Pelas equipes de saúde na família, no período entre os meses de maio a agosto foram realizados 2.444 atendimentos médicos, 773 só em agosto. Já os atendimentos de enfermagem foram 552, e pelos agentes comunitários de saúde, 10 mil atendimentos.

Pelas equipes de saúde bucal foram realizados 686 atendimentos e distribuídas 88 próteses dentárias. Pela equipe multiprofissional do NASF, foram 581 atendimentos individuais. Pelo Programa Saúde na Escola foram atendidos 1.399 alunos.

O relatório trouxe, também, dados sobre a pandemia da Covid-19. De acordo com a enfermeira Kátia, até agosto, já haviam sido aplicadas 5.294 doses de vacina. A Saúde também tinha notificado 1.186 casos suspeitos, dos quais, 830 haviam sido descartados, 356 confirmados e 345 curados.

Outra importante melhoria foi a implantação, nas unidades de saúde do município, do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), uma plataforma digital que reúne o todo histórico do usuário do serviço de saúde, com dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

Publicidade

Ainda segundo o relatório, Jacobina do Piauí recebeu R$ 494.812,90 de recursos para custeio dos serviços de saúde.

Gilmar Carvalho de Sousa, secretário de Saúde, fez uma avaliação positiva. “Nossa avaliação é positiva considerando aquilo que foi realizado nesse período. Mesmo vivenciando este período de pandemia, as dificuldades enfrentadas, a Secretaria de Saúde, o prefeito e toda a sua equipe de gestão tem sempre buscado aquilo que é positivo para que a saúde e o bem estar da nossa população seja cuidada da melhor forma” disse.

Gilmar Carvalho, secretário de Saúde

O secretário, que assumiu a pasta no mês de junho, classificou a pandemia como um dos maiores desafios da Saúde. “Nosso desejo é vencer a pandemia, e estamos com toda a equipe trabalhando para isso”, pontuou. Gilmar fez elogios ao trabalho realizado pela ex-secretária de Saúde, Verônica Rodrigues de Oliveira. “A secretária Vera fez um belíssimo trabalho e estamos para dar continuidade, prosseguir esse trabalho e avançar cada vez mais. […] A Secretaria de Saúde está de portas abertas para as demandas que lá chegarem”, finalizou.

Dentre outros, também estiveram presentes o vice-prefeito Vanderlei Carvalho, a secretária de Assistência Social, Rejane Rodrigues, os vereadores Francisco de Assis de Sousa, o Dedé, Raimundo de Carvalho, Alex Oliveira e Raelson Reis, além de trabalhadores e representantes da sociedade civil.

Mais imagens

Facebook

MAIS ACESSADAS