Connect with us

Jacobina do Piauí

Plano de Ação Territorial do Prodeter é lançado em Jacobina do PI para fortalecer a Apicultura e Caprinovinocultura na região

Publicado

em

Foi lançado nesta quarta-feira, 20 de março, em Jacobina do Piauí, o Plano de Ação do Territorial -PAT, do Programa de Desenvolvimento Territorial-Prodeter, que vai contribuir para o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação das atividades das cadeias produtivas da Apicultura e Caprinovinocultura.

O Prodeter é uma iniciativa do Banco do Nordeste em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste-Sudene, com o apoio da Prefeitura de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 

O Programa tem como objetivo trabalhar os produtores rurais na perspectiva de organizar as cadeias produtivas da caprinovinocultura e apicultura, tornando-as competitivas, rentáveis, gerando emprego e renda, e com isso melhorando as condições de vida das famílias e produtores do campo.

O lançamento aconteceu da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com representantes do Banco do Nordeste, da gestão municipal, de Associações do município e cidades vizinhas.

 Estiveram presentes, o vice-prefeito Vanderlei Carvalho, o gerente da agência do BNB de Paulistana, Lázaro Lima, o presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais, Elton Osvaldo, o secretário de Agricultura de Jacobina, Edcácio Rodrigues, o secretário da Juventude, Chico Abreu, secretário de Agricultura de Queimada Nova Dazinho, representante do Senar Márcia Nascimento, além da participação vários membros e presidentes de Associações de Jacobina, Conceição do Canindé, Acauã, Paulistana, Betânia, dentre outros.  

Na abertura, o vice-prefeito Vanderlei Carvalho, destacou a importância do programa para melhor desenvolver as cadeias produtivas. “O programa é de suma importância para fomentar o desenvolvimento da caprinovinocultura e apicultura. Então que a gente possa abraçar essa oportunidade, e que as Associações possam se organizar cada vez mais para termos acesso a esse recurso e assim trazer o desenvolvimento que a gente tanto sonha para nosso município e região”, disse.  

O gerente Lázaro, disse que o programa é uma forma do BNB mostrar que trabalha pelo crescimento e desenvolvimento do território. “O BNB não pode crescer e ver as comunidades que atende, piorando em vez de melhorando. A gente quer se devolver junto com os municípios, comunidades que a gente atende. Então o banco pretende com esse programa somar forças para crescemos juntos. E o Proteder tem essa característica de pensar territorialmente, porque entendemos que quando pensamos, planejamos e discutimos juntos determinada atividade, a possibilidade de ter êxito é maior.”, explicou.

 

Ainda, segundo ele, o programa visa juntar as pessoas de todo o território com os seus vários municípios que tem uma atividade comum para discutir os problemas da cadeia produtiva e chegar as ações que venham vencer gargalhos.  

O secretário de Agricultura, Edcácio Rodrigues, frisou que essa é mais ação de parceria do banco com o município em prol do produtor rural. “O Banco do Nordeste, está sempre no nosso município, apoiando o agricultor, não somente com crédito, mas também buscando contribui com o desenvolvimento de todos, de acordo com sua cadeia produtiva. Então há sempre contato com o banco, onde sempre conversamos e buscamos mais melhorias nesse sentido, e estamos aqui como Secretaria de Agricultura, como gestão para apoiar e assim cada vez mais fortalecer essas atividades em nosso município”, pontou.

Também de pronunciaram, o secretário da Juventude, Chico Abreu, o presidente do STR, Elton Osvaldo, a representante do Senar Márcia Nascimento e o secretário de Agricultura de Queimada Nova, Dazinho.

Após a solenidade de abertura, o gerente do BNB Lázaro Lima e Michel, que também representa o banco, fizeram a apresentação do programa e as formas de acesso a crédito ao FNE pelo Banco do Nordeste.

Em outro momento, aconteceu os debates, quando as pessoas presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e emitir opiniões. Por fim, foi sorteado um brinde entre os participantes.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS