Connect with us

Jaicós

Conselho Tutelar de Jaicós atendeu 25 ocorrências em 2018; dois casos de abuso sexual foram registrados  

Publicado

em

O Conselho Tutelar do Município de Jaicós divulgou o relatório das ocorrências atendidas e ações realizadas durante todo o ano de 2018. A divulgação do levantamento é de suma importância para que a sociedade se informe e tenha conhecimento dos números de casos de direitos violados da criança e do adolescente.

De acordo com o relatório, foram expedidas 18 notificações a pessoas denunciadas ao órgão; 25 encaminhamentos destinados a órgãos que fazem parte do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente; 27 ofícios de denúncia recebidos pelo órgão e 21 ofícios expedidos a órgãos responsáveis pela manutenção do Conselho.

Também foram encaminhados nove casos à delegacia de polícia; executados 31 relatórios de acompanhamento; registrados dois casos de abuso sexual; três denúncias através do Disk 100; 4 termos de responsabilidade e 4 boletins de ocorrência.

Em entrevista ao portal Cidades na Net, a conselheira Dilma Pereira da Silva, falou sobre as ocorrências. “Durante o ano teve várias ocorrências, principalmente por violação dos direitos da criança e do adolescente. Um exemplo é questão de saúde, vem o caso para gente e às vezes as pessoas não tem conhecimento que a criança tem aquele direito. Quando chega ao conhecimento do conselho a gente vai atrás, conversa, explica que a criança tem direito à saúde, educação e lazer. A maioria dos casos conseguimos resolver da melhor forma possível”.

Ele disse que a maioria dos caos são solucionados pelo conselho. “Tivemos uma porcentagem positiva de resolução dos casos, a maioria deles conseguimos resolver. Tem alguns que precisam envolver o Ministério Público, ir à delegacia, o que aconteceu em 2018. Sempre procuramos resolver, não é cem por cento, porque alguns casos até fogem um pouco do nosso alcance. Mas no que compete ao conselho tutelar os casos são resolvidos” .

Publicidade

Dilma falou também sobre casos de violência sexual, destacando a importância da denúncia.“Foram feitos 25 encaminhamentos. Na questão de abusos sexuais foram registrados dois casos. Muitas vezes as pessoas sentem vergonha, medo de denunciar e o que a gente sempre esclarece é que a gente trabalha com sigilo, então as pessoas não precisam ter medo de denunciar. Para isso, temos o celular do conselho e o disk denúncia, a pessoa liga no anônimo e vamos até onde o abuso está acontecendo” falou.

Com relação à parceria com a Polícia Militar e Civil, a profissional ressaltou que tem sido positiva. “Quanto a parceira com a Polícia Militar e a Civil não temos do que reclamar, sempre foi um parceria bom, eles sempre nos ajudam em qualquer problema que tem e que vamos até eles. Eles sempre estão prontos a nos ajudar e são presentes”.

Dilma ainda falou sobre a presença em festas e consumo de bebida alcoólica por parte de menores de idade, ressaltando a necessidade da conscientização dos pais. “Nessa questão temos que conscientizar os pais, pois é responsabilidade deles ter o controle dos adolescentes. Fico até triste porque vemos muitas vezes os próprios pais permitindo que os filhos estejam nas festas, muitas vezes o adolescente está lá ingerindo bebida alcoólica e o pai não sabe” explicou.

O Conselho Tutelar do município de Jaicós fica localizado na Travessa Benedito da Cruz Alencar, no Centro. Para denúncias a população pode utilizar o Disk 100 ou o número (89) 999841934.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS