Connect with us

Jaicós

Justiça Eleitoral promove treinamento para mesários em Jaicós

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, por meio da 19ª Zona Eleitoral, com sede em Jaicós, está realizando o treinamento dos mesários que atuarão nas Eleições Gerais deste ano.

Nesta terça-feira, 20 de setembro, o treinamento foi realizado para os mesários da cidade de Jaicós. A capacitação aconteceu nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cuja a finalidade é oferecer aos mesários todas as informações necessárias para a organização das mesas receptoras de votos e orientação ao eleitor.

Segundo a técnica do TRE-PI Elisabete, que conduziu o treinamento, a finalidade do mesmo é preparar os mesários para as eleições. “Estamos realizando o treinamento na prática, com as próprias urnas para que os mesários e mesárias se sintam seguros no manuseio das urnas nas eleições, bem como sanar dúvidas e instruir como agir diante de eventuais situações, além de repassar informações sobre novidades nos procedimentos eleitorais e na urna eletrônica”, explicou.

Ela, também, reforçou a importância dos mesários no processo eleitoral. “O mesário representa a Justiça Eleitoral no dia das eleições e tem uma importância enorme para a cidadania e para a nossa democracia. Então é essencial que eles recebam as informações necessárias para que no dia das eleições eles estejam tranquilos e sintam preparados para fazer seu trabalho de cidadão, levando a democracia para os eleitores exercerem o seu direito que é votar, incluindo todos os públicos, pois a Justiça Eleitoral dá acessibilidade na urna eletrônica, para que possamos fazer um trabalho plausível, seguro, dando credibilidade ao eleitor nesse processo democrático no dia da eleição”, afirmou.

O treinamento foi promovido de forma prática com a dispobilidade de uma urna por sessão, quando foi repassado todos os procedimentos que deverão ser adotados no dia da votação, como organização da sala, verificação das urnas, identificação do eleitor, manuseio da urna e controle do fluxo de votação, bem como foi abordado todas as situações possíveis, desde a chegada à seção até o encerramento da votação.

Em Jaicós, são 212 mesários que vão atuar em 52 seções eleitorais do município, que é sede da 19ª Zona Eleitoral. A ZE é integrada ainda pelos municípios de Massapê do Piauí, Patos e Campo Grande. Ao todo a Zona Eleitoral tem 115 seções eleitorais com 460 mesários e mesárias.

Próximos treinamentos

Conforme cronograma da Zona Eleitoral, o próximo Treinamento acontece nesta quarta-feira(21), em Massapê do Piauí. No dia 22 será em Campo Grande do Piauí.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS