Com 106 anos, mulher mais idosa de Jaicós é homenageada pela Câmara
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 26/05/16
Comments 0

Com 106 anos, mulher mais idosa de Jaicós é homenageada pela Câmara

A aposentada Ângela Maria da Conceição foi homenageada pela Câmara Municipal de Jaicós na sessão da última segunda-feira, 23. O vereador Flávio José de Macedo Silveira (PT) apresentou no plenário uma Moção de Congratulação e Aplausos à mulher mais idosa do município. Dona Ângela, como é conhecida, completou 106 anos de idade no último dia 20 de maio.

Na Moção, o vereador autor descreveu a homenageada.

Dona Ângela nasceu em 20/05/1910 em Jaicós e foi casada com Alípio Manoel do Nascimento (In Memoriam) com quem teve nove filhos: Clotildes Maria do Nascimento (Dona Tidinha), Maria do Nascimento,  Teresinha Maria do Nascimento, Maria das Mercês do Nascimento, Maria das Graças do Nascimento (Gracinha), Edmundo Alípio do Nascimento e José Arimatéia do Nascimento (Deim).

De estatura baixa, voz calma, dona Ângela transmite paz e tranquilidade e, não esconde no semblante a experiência de ter vivido mais de um século. Não é possível numerar a quantidade dos netos, bisnetos e tataranetos, pois a família é numerosa, e o último levantamento foi feito quando dona Ângela completou 100 anos.

Dona Ângela foi criada por Dona Celina e seu Benedito, de que tem grandes e boas recordações. Começou a trabalhar ainda cedo na vida e se casou aos 18 anos com seu Alípio.

Trabalhou na roça apanhando feijão e algodão, além de ser boa catadeira de algodão e feijão, dona Ângela trabalhou muito tempo também fazendo renda para colocar nas anáguas das moças da sociedade daquela época.

Outro trabalho, que lhe rendeu um bom dinheiro e ajudou na renda da família na época, foi à confecção de “surdão”, que ela fazia com suas próprias mãos, uma espécie de saco feito de croá que servia para armazenar e transportar, farinha, goma, feijão e outros alimentos para toda a região.

A história de vida da dona Ângela chama atenção não só pela longevidade dos seus anos, mas pela força e determinação de ter chegado até aqui, superando os medos interiores, as adversidades, sem perder a fé e a coragem de viver.

Foto: Portal Saiba Mais

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Simões

Jovem natural de Simões morre após colidir motocicleta com trator em Araripina

Um jovem identificado como Antônio Estevan de Sousa Filho, de 27 anos, natural da cidade de Simões –PI, faleceu vítima de um acidente ocorrido na noite desta quarta-feira (08), em

Paulistana

Major Felix é empossado novo comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar de Paulistana

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, 09,   o Comandante Geral  da PM, coronel Lindomar Castilho, deu posse ao Major Felix dos Santos, como novo Comandante 20º Batalhão da Polícia Militar

DESTAQUES

PIO IX│17º Encontro de Folguedos encerra com chave de ouro, diz prefeita Regina

A cidade de Pio IX, viveu neste domingo (30) o segundo dia do 17º Encontro de Folguedos. As festividades iniciaram às 16h, no Terreiro da Fazenda, ao lado da Igreja