Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós reúne empreendedores e Piauí Fomento apresenta oportunidades de crédito

Publicado

em

O município de Jaicós sediou nesta sexta-feira (28), uma reunião da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – PIAUÍ FOMENTO, que teve como público alvo os empreendedores urbanos e rurais do município.

A reunião aconteceu nessa manhã, no auditório da Secretaria de Assistência Social, e contou com a expressiva participação dos empreendedores. O encontro foi realizado através de parceria entre a Prefeitura de Jaicós, Secretaria Municipal de Agricultura e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Além dos empreendedores, estiveram presentes no evento os secretários Deoclecio Barros (Agricultura), Deusmar Costa (Gabinete), Oziana Oliveira (Assistência Social), Alessandra Leal (Cultura), os vereadores José Reis, Sirlene Lopes e Francisca de Paiva.

A reunião foi conduzida pelo projetista da agência Piauí Fomento, Reinaldo Paiva, e Rosilene Alencar. Eles explanaram sobre o trabalho realizado pela agência, seu objetivo, as opções de crédito disponíveis, os critérios, documentação necessária, entre outros pontos. Após as falas os presentes puderam também tirar dúvidas.

Em entrevista ao Cidades Na Net, Reinaldo Paiva disse que a agência já beneficiou produtores em Jaicós. “Atuamos em Jaicós desde o ano passado. Tivemos a oportunidade de vir em Jaicós visitar a comunidade Baliza, atendendo os produtores na área da cajucultura e produção de cajuína, com 10 produtores atendidos. No segundo momento, que e teve inclusive um evento em Picos com a participação do governador, mais 4 produtores de Jaicós sendo beneficiados com crédito”.

Ele destacou o intuito da reunião. “Hoje estamos trazendo a parte produtiva, de investimentos dos empreendedores rurais, como também novidade, que é o crédito urbano, para comércio, voltado aos micro e pequenos empreendedores, que trabalham de forma informal ou formal. Há o empréstimo também onde se forma um grupo de no máximo 5 pessoas para pegar o crédito junto a agência e investir em seus empreendimentos”.

Reinaldo informou os valores de crédito disponível. Segundo ele, para o produtor rural, sem precisar de avalista, o valor é de até R$ 15 mil reais, mas podendo chegar até R$ 100 mil, de acordo com a capacidade de pagamento de cada produtor. Na parte de comércio, para os grupos o valor é entre 1.000 e 5.000 por pessoa. Para o MEI há mais de 1 ano, a disponibilidade é de até 20 mil reais. Quem tem empresa possui empresa, pode obter até 180 mil reais.

Ele também destacou que há oportunidade para a área de turismo. “Jaicós está incluído no Mapa do Turismo e quem trabalha na área pode também obter esse crédito que vai até 300 mil reais, com uma carência de 6 meses para começar a pagar. Então, o que a gente está trazendo aqui para a cidade de Jaicós, através das lideranças, é oportunidade, para os empreendedores urbanos e rurais”.

Na próxima semana, na quinta-feira, 3 de agosto, uma nova reunião será realizada, com o intuito de atender os empreendedores e receber as propostas. A reunião acontece no auditório da Secretaria de Assistência Social, às 09 da manhã.

“Queria agradecer ao pessoal da administração pública que fez esse contato. O Clébio Coutinho, grande parceiro nosso, a Sirlene, o Deoclécio e as demais lideranças do município. Agradecer também aos produtores que vieram da zona rural para participar e também os empreendedores urbanos. A reunião foi muito boa, produtiva. Tiramos as dúvidas do pessoal presente e na quinta estaremos aqui novamente para atender a demanda de Jaicós. Agradecer também pela oportunidade ao portal Cidades Na Net para estarmos levando essas informações ao pessoal da cidade” concluiu.

Publicidade

O Piauí Fomento tem por objetivo contribuir para o crescimento dos setores e regiões do Estado, se constituindo como um instrumento de desenvolvimento estadual, não apenas na concessão de financiamentos, mas desempenhando ações em complementação e apoio à atuação governamental, para o desenvolvimento dos setores econômicos do Piauí.


Facebook

MAIS ACESSADAS