Connect with us

DESTAQUES

Professor apresenta dissertação e é o primeiro da rede municipal de Jaicós a concluir Mestrado em Educação Inclusiva

Publicado

em

O profissional do magistério Rogério Leal de Sousa, professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Jaicós, obteve mais uma importante conquista esse ano. Ele apresentou nesta quinta-feira, 20 de outubro, a defesa de dissertação do curso de Mestrado em Educação Inclusiva da Rede, pela Universidade Estadual do Maranhão.

Rogério Leal, que leciona na Educação Infantil lotado na Creche Dona Calu, é o primeiro professor da Rede Municipal de Ensino da cidade de Jaicós a concluir o Mestrado em Educação Inclusiva. Ele integra o corpo docente da rede pública municipal desde 03 de fevereiro de 2020.

A pesquisa que originou a dissertação foi desenvolvida no período de 2021 a 2022, com o tema “Formação Continuada de Professores da Educação Infantil na Perspectiva da Educação Inclusiva”.

Segundo Rogério, a pesquisa surgiu de um problema vivenciado em sua experiência enquanto docente, a qual queria saber como o professor analisa seu processo formativo, enquanto profissional da Educação Infantil, para a realização de práticas pedagógicas inclusivas.

“Inferimos sobre o percurso formativo docente, apontando desafios no processo de inclusão de alunos com deficiência no âmbito da Educação Inclusiva, e constatamos, que o processo de formação continuada dos professores precisam ser repensadas para que de fato possa ter impactos positivos na prática do professor e, consequentemente, na inclusão do aluno no processo de ensino-aprendizagem”, explicou o professor.

Publicidade

A banca examinadora foi composta pela orientadora Profª. Drª Ivone das Dores Jesus vinculada a UEMA, Profª. Drª Márcia Raika e Silva Lima- Membro Interno- UEMA e a Profª. Drª Maria Nilza Oliveira Quixaba- Membro externo- UFMA.

Sendo assim, Rogério que é graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí, Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Federal do Piauí, Especialista em Gestão Escolar e Docência no Ensino Superior pela ISEPRO, agora alcança o grau de professor mestre.

O docente disse que concluiu o mestrado é um sonho realizado, além de poder contribuir mais com o desenvolvimento da Educação Inclusiva. “Esta conquista é muito importante, é um sonho que realizei de se tornar mestre em Educação Inclusiva, a qual dedico a toda a minha família e a todos que colaboraram direto ou indiretamente para a conclusão. Mas além dessa realização, é poder saber que posso colaborar cada vez mais para o desenvolvimento da educação, ofertando práticas pedagógicas que de fato possam incluir todos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando as crianças uma educação inclusiva de qualidade e ajudando os professores a se tornarem atores de seu processo formativo”, destacou o professor mestre.

Rogério Leal de Sousa, reside na cidade de Geminiano e, além de Jaicós, é professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Picos.

Outra conquista

Em agosto desse ano, o professor foi selecionado para o curso de aperfeiçoamento “Alfabetização Baseada na Ciência” (ABC), no âmbito do Programa Tempo de Aprender, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal.

Publicidade

Conteúdo relacionado: Professor da rede municipal de Jaicós e Picos é selecionado para participar de curso em Portugal

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS