Connect with us

Jaicós

Professores e coordenadores da Rede Municipal de Jaicós participam de formação voltada a Educação Ambiental

Publicado

em

O município de Jaicós vai pleitear a Certificação do Selo Ambiental 2022, que é um dos mais eficazes instrumentos de vários Estados do país para certificar as medidas e ações que minimizem os impactos ambientais promovidas nos municípios.

O Selo é condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico, que é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores do ICMS, desde que atendam aos critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual.

Como parte das ações voltadas à conquista do selo, o município, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (12), uma formação voltada a Educação Ambiental, um dos critérios de pontuação para a certificação com o Selo.

A formação aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social e teve como público alvo professores das disciplinas de Geografia e Ciências, além de coordenadores da Rede Municipal de Educação.

A formação foi realizada através da equipe de consultoria em gestão pública, e ministrada por Michel Francisco, Consultor Ambiental da Consulprev.

“A gente está trabalhando Educação Ambiental em Jaicós, visando a obtenção do Selo Ambiental, para que ele ganhe a verba do ICMS relacionada ao Estado do Piauí. E essa parte de educação ambiental é um dos temas mais recorrentes na atualidade, que vai tratar da educação da nossa sociedade, as crianças e a população em geral, para transformar o meio ambiente em um espaço sustentável, equilibrado e saudável” explicou Michel.

Ele também falou sobre o que foi abordado na formação. “Os principais pontos trabalhados com eles são aqueles que a gente pode trabalhar no dia a dia das crianças, na integração da escola, da comunidade, e dos municípios próximos de Jaicós, para que eles possam ter um ambiente integrado com todo ambiente da natureza”.

Michel Francisco informou que a Consulprev vai assessorar com consultas, pesquisas, e dar todo o suporte para que o município possa desenvolver o trabalho voltado a essa integração.

Publicidade

Segundo ele, também serão realizadas outras ações, inclusive uma consulta com os integrantes do assentamento do INCRA, para tratar de uma forma equilibrada de como os mesmos trabalham com o meio ambiente dentro do município.

Ao final do evento, a Gerente Pedagógica do município, Luzia Isabel, representando o secretário de Educação, Antonio de Pádua, agradeceu à equipe da Consulprev e aos professores e coordenadores participantes da formação.

Facebook

MAIS ACESSADAS