Connect with us

Jaicós

Vereadora Francisca de Manin quer atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia em Jaicós

Publicado

em

Um Projeto de Lei de autoria da vereadora Francisca de Paiva Carvalho, a Francisca de Manin, foi apresentado durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaicós, realizada nesta sexta-feira (15).

Através da projeto, Francisca solicitou que seja garantido o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos públicos e empresas privadas no município de Jaicós.

O projeto visa garantir o atendimento preferencial nas filas já destinadas às pessoas com deficiência e prioridade nos atendimentos da saúde, no atendimento por equipes multidisciplinares e estacionamento em vagas destinadas às pessoas com deficiência.

A proposição ainda destaca que a identificação das pessoas com fibromialgia será feita através da Carteira Municipal de Identificação, expedida pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na justificativa, Francisca explicou que a iniciativa ao Projeto de Lei visa atender à demanda de parte da população que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos a quem a possui.

“Por se tratar de uma doença recém-descoberta, a comunidade médica ainda não conseguiu concluir quais são as causas, entretanto, já está pacificado que os portadores da citada enfermidade, em sua maioria mulheres, na faixa etária entre 30 a 55 anos, possuem maior sensibilidade à dor do que as pessoas que não são acometidas por ela. Em decorrência desta característica o cérebro de quem possui a doença passa a interpretar os estímulos à dor de forma exagerada, ativando o sistema nervoso por inteiro” disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS