Connect with us

Massapê do Piauí

Prefeitura de Massapê do Piauí premia alunos medalhistas na Olimpíada Canguru de Matemática

Publicado

em

secret

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação realizou no início da noite de quarta-feira, 29 de dezembro, uma cerimônia de premiação dos alunos da rede Municipal de Ensino que se destacaram no Concurso Canguru de Matemática 2021, uma Olimpíada de nível nacional e internacional.

O concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países. E tem como objetivos ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos e contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica.

Alunos premiados

De Massapê do Piauí, seis alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino se destacaram e conquistaram medalhas, Menção Honrosa e certificados no Concurso Canguru de Matemática 2021.

alunos premiados

São eles, Carlos Eduardo Carvalho Rodrigues e Maria José de Carvalho Veloso, da Escola Manoel Joaquim de Carvalho, situada no povoado São Francisco; Marianne Silva Sousa e Mirele da Silva, alunas da Escola Adriano Antônio Rodrigues, localizada na localidade Gangorrinha e Danilo Rodrigues Silva e Anna Raweny Macedo Carvalho, estudantes da Instituição de Ensino João Manoel da Costa, na sede do município.

A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu na escola João Manoel da Costa e contou com a participação de autoridades como o deputado Georgiano Neto, o prefeito Rivaldo Carvalho, a primeira-dama Lucileide Carvalho, a vice-prefeita Bruna Leal, o ex-prefeito Chico Carvalho, vereadores, secretários municipais, prefeitos de municípios vizinhos, além da comunidade escolar e familiares dos alunos.

A solenidade foi realizada, após o ato de início das obras de asfaltamento urbano, onde a cidade de Massapê está recebendo 14 mil quadrados de pavimentação asfáltica.

Além das medalhas, como forma de incentivo a gestão municipal premiou com notebook, celular e fones de ouvidos, os alunos que se destacaram na Olimpíada Canguru. Os professores de Matemática da Rede Municipal também receberam certificados.

O secretário de Educação, Leonel Lopes, disse que o munícipio participou pela primeira vez do Concurso Canguru e logrou êxito. “É um dia de alegria, onde estamos aqui para fazer a premiação do concurso Canguru de Matemática, uma Olímpiada de nível nacional, onde nosso munícipio participou pela primeira vez já obtendo êxito, em que os alunos se saíram bem, elevando a educação de Massapê. A Olimpíada tem um nível de dificuldade muito grande então nossos alunos participarem e obterem êxito é motivo de grande alegria para nós”, disse.

O secretário parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos na conquista. “Quero parabenizar todos os alunos, bem como os pais, pois vocês tem filhos brilhantes com um futuro promissor, parabenizar as escolas e os professores por acolherem e darem todo apoio a esses alunos para que eles chegassem a esse momento fazendo história no município. Parabenizar o professor Júnior que coordenou esse projeto junto com a Secretaria de Educação, iniciado em 2019, onde já tivemos temos tido grandes conquistas desde então, com o aluno Danilo que ganhou medalha de bronze na OBMEP, um feito histórico, porque nunca tínhamos conseguido uma medalha desse nível, a aluna Ana Raweny, que conquistou uma medalha de prata na OPIM, enfim estamos colhendo os frutos desse trabalho que começou lá atrás. Agradecer ao prefeito Rivaldo e Lucileide Carvalho pelo apoio e incentivo”, disse ele, que também relatou sobre todo o processo de trabalho realizado para fortalecer a educação de Massapê.

O professor de matemática, Júnior Coutinho, iniciou parabenizou os alunos pelo desempenho e disse que os resultados são frutos de um grupo de estudos que foi criado no ano 2019. “Após ouvirmos experiências de professores de outros municípios, como por exemplo, o professor Amaral, de Cocal dos Alves conhecido nacionalmente, por levar a cidade a ser considerada a capital nacional da matemática, começamos a colocar em prática. Nosso grupo de estudos se reunia todos os sábados nessa escola, com no foco no aperfeiçoamento em matemática, dai veio a pandemia e fomos impedidos de nos encontrarmos presencialmente, mas não desistimos e passamos a nos reunir no formato virtual”, relatou.

Júnior frisou que os resultados não são a curto prazo, e que são frutos de planejamento e dedicação e destacou o empenho dos alunos e apoio dos pais e demais envolvidos que contribuíram para que alcançassem patamares maiores. “Foi um sacrifício conjunto de todos, sabemos que alunos têm todos os méritos, mas por traz deles tem toda uma estrutura familiar, administrativa por parte da Secretaria de Educação e tem o esforço de cada um nós professores, então todos tem sua parcela de contribuição”, afirmou.

Na oportunidade, o professor citou algumas conquistas do grupo de estudos como a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que está na sua 19º edição e Massapê nunca havia conquistado uma medalha, e no primeiro ano de estudos, conquistaram a primeira medalha da OBMEP com o aluno Danilo; no mesmo ano conquistaram uma medalha de prata na OPIM, com a aluna Raweny e uma menção honrosa pelo aluno Danilo. Como também, a medalha de bronze conquistada pelo aluno Danilo na OBMEP, fez com ele engraçasse do programa PIC, onde passou a receber uma bolsa de estudos no valor 100 reais.

O docente expressou sua alegria pelas conquistas alcançadas com o grupo de estudos. “Ficamos muito felizes por eles, porque nossos alunos concorreram com estudantes das melhores escolas do Piauí, e sendo de escolas públicas conseguiram se destacar, então tudo isso é muito bom para a educação de nosso município, principalmente, porque estamos conquistando essas vitórias por esforço e dedicação própria e isso nos enche de orgulho”, frisou.

Sobre o êxito dos alunos no Concurso Canguru, mais um resultado no trabalho realizado no grupo de estudos o professor, expressou seu orgulho pela conquista dos alunos. “O Canguru é a maior Olimpíada de matemática do mundo, com participação de 80 países, concorrem, alunos de escolas públicas e privadas, então essas medalhas e menção honrosa que estão sendo entregues, hoje, é um fato histórico e nós só temos gratidão e orgulho”, disse ele, que ressaltou a importância de dar oportunidade a quem tem talento, e finalizou agradecendo pela oportunidade que a gestão concedeu para que trabalhasse com os alunos e que como servidor do município está pronto para servir.

A vice-prefeita Bruna Leal, que foi secretária de Educação por cinco anos, expressou satisfação pela conquista dos alunos. “O sentimento é de gratidão e orgulho. Acompanhei um processo de mudança na educação de Massapê com início em 2013, na gestão de Chico Carvalho, onde fiquei como secretária até 2017, período que começamos um trabalho de comprometimento e empenho, e que continuou e segue na nossa gestão com o secretário Leonel, a qual vem investindo e acreditando na educação. Então eu estou muito orgulhosa em ver o resultado de todo esse processo que começou lá atrás, os frutos sendo colhidos, talentos sendo revelados e encontrando oportunidades”, disse.

Bruna ainda parabenizou aos alunos, professores, as equipes das escolas e da Secretaria pelo comprometimento com a educação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_9265-1024x683.jpg

O prefeito Rivaldo Carvalho parabenizou os envolvidos na conquista e falou sobre o trabalho realizado na pasta. “Parabenizar nossos alunos por esse mérito, que vocês conquistaram. A educação de Massapê, tem evoluído bastante, tem dado oportunidade aos estudantes e aqui está os frutos de um bom trabalho, que começou na gestão do prefeito Chico Carvalho, quando decidiu fazer essa ação para os alunos estudarem, se aperfeiçoarem e com resultado conseguirem essa honrosa medalha, que vão carregar por toda a vida como mérito de vocês, porque fizeram o máximo para estarem aqui sendo premiados”, pontou.

“Nossos alunos concorreram com escolas de grandes capitais, mas Massapê fez a diferença com seus estudantes se destacaram, obtendo um excelente desempenho, então quero parabenizar e agradecer a gestão do Leonel, toda a sua equipe e os professores que se dedicam para dar o melhor pela educação de Massapê do Piauí”, acrescentou o prefeito.

O deputado estadual Georgiano Neto parabenizou os alunos pelo desempenho e o município pela iniciativa de desenvolver um trabalho voltada para a qualidade da educação.

“É um dia de festa para Massapê do Piauí, onde o município recebe seu primeiro asfaltamento urbano, e também reconhece a capacidade dos nossos alunos da rede municipal de ensino com essa premiação. A gestão dá as boas condições estruturais, mas quem faz o ensino são as pessoas, os alunos e os professores, e estamos vendo aqui os frutos da soma de esforços, seis alunos premiados a nível nacional, jovens com determinação para crescer na vida, por isso ficamos muito feliz de poder participar desse momento, que com certeza vamos sempre nos lembrar, porque esses alunos, e também os demais alunos na rede de ensino com certeza daqui alguns anos serão profissionais capacitados que crescerão na vida, graças ao ensino”, afirmou.

Publicidade

O parlamentar parabenizou os envolvidos na conquista. “Parabenizar os alunos premiados pelo desempenho, os professores envolvidos no projeto, bem como a gestão do prefeito Rivaldo, um trabalho iniciado lá atrás na gestão do ex-prefeito e que o Rivaldo vem dando continuidade junto com a Bruna”, finalizou o deputado.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS