Connect with us

Massapê do Piauí

Prefeitura de Massapê do Piauí vai informatizar Unidades Básicas de Saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu o pontapé inicial para a informatização de toda a rede de atendimento para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Nesta quarta-feira, 04 de maio, a Secretaria de Saúde fez a aquisição de 10 computadores, 09 notebooks e 10 impressoras, que serão instalados em Unidades Básicas de Saúde do munícipio para a implantação do PEC do Sistema e-SUS Atenção Básica. Os equipamentos serão instalados e interligados em rede para a implantação do software.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, explicou que o município de Massapê do Piauí recebeu um recurso para informatizar as unidades de saúde no valor de R$ 81 mil. “Com esse recurso, o munícipio fez um levantamento de todos os equipamentos de informática necessários para equipar as três unidades de saúde, situadas na sede e nos povoados São Francisco e Porteiras, que correspondem as equipes Estratégia Saúde da Família. Então foi feito a licitação de todo o material e estamos fazendo a aquisição, onde, hoje, estamos recebendo 80% dos equipamentos”, informou.

Lucinha, como é mais conhecida, falou sobre o processo de informatização, que vai desde a aquisição de todo esse equipamento, a instalação nas UBSs, até o último passo, que será o treinamento dos profissionais.

Maria Lúcia, secretária de Saúde

A secretária disse que após todo o processo, será de fato instalado e executado o Prontuário Eletrônico. “Vamos informatizar as unidades de saúde para que os prontuários dos pacientes sejam eletrônicos, onde cada equipe vai poder consultar e lançar informações no sistema sobre as famílias cadastradas em cada equipe, conforme seus atendimentos. Então, é um passo muito importante, um avanço que o município está dando para melhor atender à população”, pontuou.

A gestora da pasta frisou que a gestão segue devolvendo ações que melhoram os serviços prestados tanto para os profissionais como para o povo. “Essa é só mais uma das diversas ações que munícipio está desenvolvendo, mostrando seu desempenho em promover o avanço da saúde municipal, melhorando o trabalho dos profissionais e o atendimento à população”, disse.

O PEC substitui o prontuário de papel e através da digitalização dos dados acelera o processo de trabalho e faz a integração das informações clínicas e administrativas que serão armazenadas. Na prática, a informatização potencializa o processo de trabalho dos profissionais dentro das unidades e otimiza o tempo de espera do paciente.

Mais ações

Publicidade

Após dois anos de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde retomou o atendimento neste mês de maio na ala de fisioterapia da unidade de saúde do povoado São Francisco. Lucinha destacou a importância do serviço que é ofertado na sede, e agora, também, no povoado São Francisco, quando adiantou que a Saúde tem a intenção e já se organiza, para, posteriormente, ampliar o serviço para a UBS da localidade Porteiras. Outro serviço implementado pela pasta é a oferta de atendimento médico na comunidade Canabrava.

“A gestão do prefeito Rivaldo Carvalho, tem sempre se empenhado em buscar avanços para a saúde municipal, melhorando o atendimento e levando para as comunidades mais distantes a melhoria do serviço na saúde do nosso munícipio”, finalizou Lucinha.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS