Connect with us

Padre Marcos

Construção de passagem molhada garante acesso à cidade e vai beneficiar mais de 700 famílias em Padre Marcos

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos segue avançando com investimentos em obra que tem melhorado a infraestrutura do município. Um exemplo disso é a construção de uma passagem molhada no Rio Boa Esperança, na sede do município.

A obra é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, com o apoio do deputado estadual Georgiano Neto e do deputado federal Júlio César. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 600 mil.

A construção da passagem molhada, que foi iniciada no final do mês de janeiro e segue avançando para fase de conclusão, visa garantir acessibilidade com segurança aos moradores de uma grande região, possibilitando o tráfego entre a cidade e a zona rural no período chuvoso, melhorando, assim, a qualidade vida da população.

Segundo o prefeito José Valdinar da Silva, a obra beneficia diretamente a mais de 700 famílias que residem em várias comunidades rurais, como a região de Barra, Alto Vistoso, Canto Alegre, Pé do Morro, Mucambo, Curral Velho, Chapada do Jiló, Lagoa da Pedras, Pitombeira, dentre outras, além de dar acesso ao município vizinhos de Simões.

Na manhã desta quarta-feira, 06 de março, o prefeito Valdinar Silva acompanhou de perto o andamento das obras. Lá, máquinas e operários estão trabalhando – em regime de mutirão – na construção do acesso ao centro da passagem molhada. A meta é concluir a obra nos próximos dias.

O prefeito Valdinar informou que a barragem Boa Esperança foi construída em 1876 pelo português Francisco Marcos, pai do Padre Marcos de Araújo Costa, e que em 1970, o então prefeito Oliveira Lobo construiu uma passagem molhada pequena, que anos mais tarde foi levada pela água. Desde então, as pessoas que moram do outro lado do rio enfrentam dificuldade de acesso.

“Quando a barragem transborda, a população do outro lado fica ilhado. Já houve período dos moradores ficarem vários dias sem ter como atravessar. Então, essa obra é um sonho da população que mora do outro lado rio, e aqui estamos presenciando a importância dessa obra, pois essa semana choveu bastante, a barragem está transbordando e o tráfego não parou. Estão todos passando com tranquilidade sobre a passagem molhada.”, disse.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_4320.jpg

Diante da necessidade, a obra foi bastante solicitada pela população que utilizada a estrada para chegar até a cidade. “A população e os vereadores reivindicaram essa obra, que é um grande anseio dos moradores das comunidades rurais. Por isso, fomos buscar parcerias para realizar esse investimento, reivindicamos essa melhoria junto aos nossos representantes políticos, e estamos executando esse grande investimento que vai beneficiar centenas famílias”, disse.

A população já sente os benefícios da obra. Edimar Alexandre de Carvalho, que reside na comunidade Capim Grosso, disse que a passagem molhada é de grande utilidade.

Publicidade

“A gente tinha a maior dificuldade de vim para a cidade no período de chuvas. Estávamos precisando muito dessa passagem molhada, necessitando mesmo. Passaram muitos prefeitos por aqui e nunca fizeram, mas agora está sendo feita, nosso prefeito é topado e a passagem molhada é boa, está perfeito o serviço. Agora estamos tranquilos, se chover temos como passar. Nosso prefeito está de parabéns!”, afirmou.

O morador da localidade Jatobá, Chico do Tonho relatou as dificuldades enfrentadas para trafegar da cidade para o interior no período das chuvas, afirmando que a obra vai resolver o problema.

“Ficamos várias vezes sem poder passar. Em 2004, por exemplo, passei muita mercadoria pela parede do açude, porque era a única forma de atravessar para o outro lado. Agora com essa passagem molhada essas coisas não vão mais acontecer. Acabou essa preocupação.”, disse.

Adriana Maria de Carvalho, que mora na localidade Caititu, também falou sobre a relevância da obra. “Para vir a Padre Marcos precisamos trafegar por aqui, e quando chovia e a barragem sangrava, a gente não conseguia passar. Uns anos atras viemos para a cidade e tivemos que deixar o carro e voltar a pé para o Caititu. Agora está bom, acabou o problema de acesso para nós que mora no interior, porque a dificuldade era grande. Então, nosso prefeito Valdinar está de parabéns por essa obra.”, disse.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS