Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Padre Marcos, Saúde entrega 196 equipamentos ortopédicos e facilita a vida de pacientes

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste sábado, 28, a cerimônia de entrega equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência.

A ação é parte do programa ‘Passo à Frente’, que chegou a Padre Marcos através de uma parceria firmada entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

Na oportunidade, foram entregues 196 equipamentos, sendo 73 cadeiras de banho, 50 cadeiras de rodas, 26 muletas e bengalas, 29 calçados neuropáticos, para pés diabéticos, 14 coletes para estabilização da coluna, 03 andadores e 01 prótese ortopédica.

A fisioterapeuta Conceição Bezerra, que atua no NASF, explicou sobre o processo de aquisição dos equipamentos para o município, que durou dois meses. “Foram quatro etapas para que o programa Passo à Frente chegasse a Padre Marcos e vocês pudessem hoje estar recebendo esses equipamentos. A primeira etapa foi a adesão ao programa, realizada pelo prefeito José Valdinar; a segunda etapa foi a avaliação dos pacientes em Jaicós; a terceira foi o recebimento dos equipamentos em Jaicós; e estamos encerrando hoje com a entrega para os pacientes.”, disse.

A profissional da Saúde destacou o empenho da gestão do prefeito Valdinar e da secretária de Saúde, Maria Lúcia, e a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, que tiveram participação fundamental realizando a busca ativa das pessoas necessitadas. “Foi uma grande conquista para o município e que vai trazer um benefício muito grande, pois vai facilitar a vida dessas pessoas, não somente do paciente, como também, da família, dos cuidadores.”, disse.

Publicidade

Carlos Antônio da Silva, de 30 anos, que reside na localidade Barra, zona rural do município, foi um dos beneficiados. Ele perdeu a perna esquerda em um acidente de motocicleta em 2013. Mais de seis anos depois, ele recebeu os primeiros equipamentos ortopédicos, que irão auxiliar na sua locomoção e nos afazeres do dia a dia, como tomar banho. Ele recebeu uma cadeira de rodas e uma cadeira de banho.

“Agora pra mim ficou bom. Tá com seis anos que caí de moto, quebrei o braço, a perna, a bacia, perdi a perna. Nunca aposentei e não tive condição de comprar uma cadeira de rodas, mas hoje eu tô ganhando uma.”, disse.

Com a idade avançada, a senhora Ilda Maria de Sousa, de 92 anos, tem dificuldade de locomoção. Através do programa ‘Passo à Frente’, ela recebeu quatro itens – cadeira de banho, cadeira de rodas e duas bengalas.

A aposentada Pedrinha Francisca da Conceição, de 75 anos, também foi uma das pacientes contempladas. Ela relatou que tem problemas na coluna, já fez fisioterapia e hoje recebeu um colete e uma bengala. “Eu digo que vai melhorar quando eu tiver usando a cinta e a bengala pra me ajudar a caminhar.”, afirmou.

O prefeito José Valdinar da Silva destacou a importância do programa Passo à Frente na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “São pessoas que tem necessidades especiais, que precisam e merecem a nossa atenção. Foi pensando em melhorar a vida de vocês que nós fomos atrás, fizemos a adesão para que o programa chegasse ao nosso município e vocês pudessem hoje estar sendo beneficiados, recebendo esses equipamentos que vão ajudar muito na luta diária de vocês.”, disse.

Publicidade

Em sua fala, o gestor afirmou que a gestão está à disposição da população e elogiou a atuação da equipa da Saúde em favor da população de Padre Marcos. “Assim como nascem novas pessoas, a nossa população também está envelhecendo, e são pessoas que precisam de mais atenção da família, do poder público, da Secretaria de Saúde. Nós temos uma equipe eficiente e que está à disposição para quando essas pessoas precisarem, a gente não deixe faltar pelo menos o básico para uma vida digna.”, pontuou.

Maria Lúcia, secretária de Saúde, falou da alegria de estar concluindo o ciclo do programa ‘Passo à Frente’ no município de Padre Marcos e poder entregar os equipamentos para a população. “Estivemos há dois meses em Jaicós tirando as medidas e hoje já estamos aqui entregando para vocês esses equipamentos. Sei que vai ser uma grande ajuda para vocês, um auxílio na locomoção, nos afazeres de cada um.”, disse. Ao finalizar, a secretária enalteceu a preocupação do prefeito Valdinar com a área da Saúde, afirmando que o mesmo tem continuamente buscando novos investimentos para o setor.

O evento aconteceu no Centro Social Urbano e contou, também, com as presenças do vice-prefeito Valdo Benedito, do presidente da Câmara, Irmão Adão, dos vereadores Antônio Chiquinho, Neli, Antônio Neto, profissionais da área da Saúde, dentre outros.

_Mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS