Connect with us

Padre Marcos

No combate à seca, Prefeitura faz limpeza de 300 barreiros na zona rural de Padre Marcos

Publicado

em

A estiagem tem castigado a população que reside nos municípios da região do semiárido piauiense. A situação se agrava no período de setembro a novembro, o “B-R-O-Bró”, quando a temperatura se eleva, os pequenos barreiros secam e falta a água para o consumo animal.

Em Padre Marcos, o Governo Municipal está buscando alternativas para auxiliar os produtores rurais no enfrentamento à seca. Uma das ações é o desassoreamento e limpeza dos barreiros públicos e particulares situados na zona rural do município. Os reservatórios de águas das chuvas são utilizados, sobretudo, para o consumo dos animais.

A engenheira civil do município, Wiliane Kelly, que tem suas origens na zona rural, é filha de agricultor e conhece bem essa necessidade, tem acompanhado de perto o trabalho, que consiste na retirada de terra e lama, aumentando assim a capacidade dos reservatórios.

Engenheira Wiliane acompanhada do mestre de Obras, Erasmo – Foto: Divulgação

“O objetivo é esse, aumentar a capacidade de desses barreiros, para que, com a chegada do período chuvoso, possam acumular um maior volume de água capaz de abastecer o criatório, os rebanhos de ovelhas e gado por mais tempo. Além disso, depois de feita a limpeza, a água ficará mais limpa.”, disse.

Ao todo, segundo ela, serão beneficiados cerca de 300 barreiros em todo o município. “A Prefeitura de Padre Marcos, na gestão do prefeito Valdinar, tem dado total apoio ao homem do campo. Nessa ação, nós já estamos trabalhando pensando na estiagem do próximo ano.”, pontuou a engenheira.

Wiliane destacou que, para esse momento atual, a alternativa encontrada pela gestão tem sido o uso dos carros pipa. “A gestão tem concentrado esforços para que a população do município tenha água nas cisternas. O município tem três caminhões pipas contratados, outro do próprio município, três através da Defesa Civil e seis pelo Exército. E se for necessário, o prefeito vai contratar mais pipa, mas não vai deixar faltar água para a população”, afirmou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS