Connect with us

Padre Marcos

Prefeito Valdinar garante mais carros pipa para abastecer população de Padre Marcos

Publicado

em

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, segue buscando meios para amenizar o sofrimento da população do município, diante da forte estiagem que castiga a região do semiárido piauiense.

Segundo o gestor, abastecimento de água é, hoje, um dos problemas que mais aflige a população, sobretudo, quem reside na zona rural. “Nesses meses, de setembro a novembro, a seca é mais acentuada, os barreiros secam tudo e falta água para o consumo humano e animal. Então, estamos buscando meios de atender essa necessidade da população”, disse.

Nesta segunda-feira, 25, o gestor municipal esteve no 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina, que é responsável pelo Programa Emergencial de Distribuição de Água no Piauí, denominado “Operação Carro-Pipa”. “Fui lá levar a situação para o Exército e ver a possibilidade de reajuste”, disse Valdinar.

Prefeito Valdinar em audiência no 25º BC – Foto: Divulgação

Segundo ele, o município tinha 11 caminhões pipa distribuindo água para a população, dos quais, 5 desistiram alegando defasagem no valor pago pelo Exército. “Está desde 2015 sem reajuste, e com o aumento do combustível, do custo de manutenção do caminhão, cinco proprietários desistiram. E o Exército também não convocou os suplentes”, esclareceu Valdinar.

Na reunião no 25º Batalhão, o prefeito informou que tratou sobre o reajuste do valor pago aos pipeiros e sobre o cadastramento para o ano de 2022. “São 11 vagas para Padre Marcos, mas apenas 10 compareceram para se cadastrar. Tem uma vaga em aberto. Então, para que o município não fique prejudicado, nós solicitamos que fosse distribuído para os demais veículos, que o recurso e as carradas de água fossem distribuídos entre dentre os outros.”, explicou.

De acordo com o prefeito, se não for concedido o reajuste aos pipeiros nos próximos 60 dias, a operação pipa pode parar em Padre Marcos. “É preocupante. Isso prejudica o município, a população. Essa não é uma realidade só de Padre Marcos, e o Piauí todo”, disse.

Publicidade

Mais três pipas

Em entrevista, por telefone, o prefeito informou que o município terá mais três caminhões pipa para reforçar o trabalho de distribuição de água. “Conseguimos três carros pipa através da Secretaria Estadual da Defesa Civil. Além disso, temos mais três contratados pelo município, e o pipa da Prefeitura, totalizando sem sete. Mas com essa redução de cinco do Exército, a gente fica com um déficit.”, pontuou Valdinar.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS