Connect with us

DESTAQUES

Ônibus Lilás e Prefeitura de Padre Marcos levam  atendimentos para mulheres do  Riacho do Padre

Publicado

em

As mulheres do povoado Riacho do Padre, zona rural de  Padre de Marcos receberam na manhã desta quarta-feira, 31, um leque de  atendimentos  ofertados pela Gestão Municipal e pela Unidade móvel ‘Ônibus Lilás’, com o  intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a proteção à mulher, para  evitar, principalmente, os riscos de violência doméstica.

A ação foi promovida pela Prefeitura, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais por meio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres. O  “Ônibus Lilás”,  faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”.

Com o tema “Padre Marcos em defesa da mulher”, o evento aconteceu na escola Davi Severiano, quando foram realizados diversos atendimentos de prevenção a violência contra as mulheres.

Na abertura, a secretária de Administração, Thuanny Mikaella,  agradeceu as equipes da saúde educação e assistência social, pelo empenho e colaboração e  falou sobre o objetivo do evento.  “ Essas atividades  tem como objetivo integrar  e ampliar  as ações existentes voltadas as políticas públicas da mulheres em situação de violência, mediante, a articulação de atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça,  segurança pública da rede sócio assistencial e da promoção da autonomia financeira”, destacou.

Thuanny,  que também é assessora da Secretaria de Assistência Social,  ainda enfatizou que a gestão do prefeito Valdinar Silva, é comprometida, e assim como essa,  tem buscado implementar outras  ações que possam garantir através de políticas públicas, serviços e atendimentos voltadas não somente para as mulheres, más  à todos os públicos do município.

Logo após, aconteceu uma palestra educativa  ministrada pela Diretora de Articulação Institucional das Ações Temáticas e integrante da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para mulheres,  Josefa Lima, que abordou o tema ‘Violência contra a  mulher: vamos acabar com essa história’, quando explanou sobre os diversos tipos de violência as quais as  mulheres são vitimas, como violência psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras. “O machismo ainda é muito presente,  a violência contra a mulher acontece em todos os espaços da sociedade  e todas sujeitas a este risco, por isso a importância de orientar e  trabalhara prevenção”,  disse a Josefa,  que ainda  destacou  a importância de se denunciar qualquer tipo de violência.

Publicidade

Após a palestra, em stands montados pelas Secretarias, foram realizados simultaneamente diversos atendimentos. A Secretaria de Assistência Social, repassou informações sobre os programa sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada,  quando as mulheres foram orientados  sobre seus direitos.

A Saúde, disponibilizou diversos atendimentos realizados por  uma equipe multiprofissional, onde foram realizados avaliação nutricional,  limpeza de pele e massagem corporal, escovação supervisionada e aplicação de flúor, terapias alternativas, como reik  e a oricular.  Já, a  Secretaria  de Educação montou  uma brinquedoteca, espaço em que as crianças  foram  acolhidos com  atividades lúdicas e educativas.

Foi realizado ainda, uma oficina de geração de renda e relaxamento  para mulheres beneficiadas pelo programa Bolsa Família.  Na parte da tarde aconteceu uma reunião interna no Sindicato do Trabalhadores Rurais, entre a equipe na coordenadoria  e representantes de órgãos e entidades do município, como as Secretarias Municipais, policia, Conselho  Tutelar, Poder Judiciário,  igrejas e controle social.

O ônibus lilás é uma unidade móvel, com estrutura para atender ás mulheres em situação de violência. A ação é uma realização do governo federal, atendendo as reivindicações da Macha da Margaridas, onde criou em 2007, o Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento á Violência contra as mulheres do campo e da floresta, que discute, formula  e implementa políticas de enfrentamento da violência contra as mulheres que vivem no campo e na floresta.

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS