Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos adere ao Piauí Saúde Digital e amplia atendimento à população com teleconsultas e eletrocardiograma

Publicado

em

Padre Marcos é um dos municípios piauienses que aderiu ao programa Piauí Saúde Digital, que visa aprimorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde por meio da integração de tecnologias digitais, como a telemedicina.

O programa Saúde Digital, uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde – SESAPI, disponibiliza teleconsulta com clínico geral 24 horas por dia, sete dias por semana, além de ofertar consultas em nove especialidades médicas diferentes, incluindo Psiquiatria, Psicologia, Neurologia, Endocrinologia, Dermatologia, Ginecologia, Cardiologia, Nutrição e Pediatria.

O programa Piauí Saúde Digital ainda disponibiliza para o município o aparelho de Eletrocardiograma (ECG), para oferta do serviço de telediagnóstico.

Na tarde quinta-feira, 07 de março, uma equipe técnica esteve no munícipio de Padre Marcos, realizando um treinamento para uso da plataforma do Saúde Digital e da plataforma de uso do eletrocardiograma.

Estiveram presentes no momento, além dos profissionais de saúde que serão habilitados para o uso da plataforma, o prefeito Valdinar Silva, a secretária de Saúde Maria Lúcia, a diretora do hospital Águida Érica, a coordenadora da Atenção Primária, Janaína Alencar e o secretário de Educação Eraldo Gomes.

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, disse que o programa vai ampliar os atendimentos de saúde. “Estamos muito satisfeitos em receber o Saúde Digital em Padre Marcos. O programa vai melhorar o acesso da nossa população aos cuidados de saúde por meio da telemedicina. São nove especialidades médicas, além de exames, que possibilitará acesso mais rápido as consultas garantindo assim, a redução de filas de esperas via regulação. Então representa uma grande melhoria para a saúde da nossa cidade, ressaltando que seguiremos empenhados em dar o melhor atendimento possível à população”, afirmou.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, enfatizou a importância da implementação do programa para aprimorar o atendimento à população e acrescentou que a iniciativa representa mais um grande avanço para a saúde de Padre Marcos.

Aguida Érica, diretora do hospital local, destacou a importância do programa. “O programa vai trazer muitos benefícios para o município. Recebemos um eletrocardiograma, que vai dar respaldo as condutas do hospital de Padre Marcos, trazendo segurança e tranquilidade no tocante a transferências e eventuais problemas de saúde relacionados a questão cardiovascular das pessoas, e no tocante as consultas especializadas vamos ter o desafogo da fila de espera, ou seja com a telemedicina, implantada em Padre Marcos, essa filas tendem a diminuir, contemplando ainda uma maior quantidade de pessoas e trazendo mais benefícios para a saúde do município”, afirmou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_4742.jpg

A coordenadora da Atenção Primária em Padre Marcos, Janaina Alencar, destacou o programa vem para somar na saúde do município. “A telemedicina não tem caráter substitutivo, ela vem para somar, agregar, diminuindo a demanda reprimida, além das consultas de clínico geral, que Padre Marcos tem uma vantagem acima de outros munícipios, porque já temos no hospital local com atendimento médico todos os dias da semana, o nosso foco será as especialidades médicas. Então o município a partir de agora, com a sua equipe técnica já habilitada, fará um levantamento das sua demanda, repassar para os gestores do sistema e automaticamente as vagas serão liberadas”, explicou.

Segundo ela, outra vantagem do programa, é que não necessita de um mediador profissional médico, evitando sobrecarregar os médicos do município. “O programa dá liberdade que qualquer profissional técnico que estiver atuando dentro da UBS e do hospital, seja um mediador da consulta. Como todo programa novo, gera uma insegurança, mas dizer que vamos caminhar, primeiro com o projeto piloto implantando em uma unidade de saúde e depois a gente expande para as demais unidades, até que venha abranger todo o município”, disse.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS