Connect with us

DESTAQUES

PADRE MARCOS | Município nega que dengue tenha causado morte e fala sobre ações de combate ao mosquito

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou esta semana uma Nota de Esclarecimento onde nega que a dengue tenha sido a causa da morte de um idoso. A Nota informa, ainda, que vários casos sob suspeita foram realizados o exame, e até o momento, nenhum foi confirmado.

Veja a Nota:

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, através de sua Secretaria de Saúde, vem através desta, esclarecer sobre comentários de que havia neste município a ocorrência de óbito causada por dengue, chikungunha ou zika vírus, doenças transmissíveis através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti.

O esclarecimento dar-se, com base na Declaração de Óbito (DO) do senhor G.V.S, de 90 anos de idade, residente no residencial José Jubelino de Macedo, bairro desta cidade, na qual encontra-se o registro da Causa da Morte por Gastroenterite, ocasionada por Desidratação Grave e Choque Hipovolêmico, o óbito ao qual houve comentários e postagens nas redes sociais, em páginas do Facebook e grupos de conversas no WhatsApp.

Por sentir-se na obrigação de investigar o acontecimento, esta Secretaria vem a público prestar esclarecimentos e lamentar tais comentários, uma vez que, ditos sem embasamentos ou documentos, servem apenas para denegrir a imagem do nosso município.

Publicidade

É de nosso conhecimento e de conhecimento de toda a população deste município que estamos vivendo um surto de casos suspeitos de dengue, mas, todo os casos estão sendo analisados e até o momento não nenhum foi confirmado através da Sorologia, exame que comprova a existência da doença, e nem notificados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN).

Esta Secretaria encontra-se disponível a esclarecimentos para a população e demais interessados.

Padre Marcos –PI, 11 de abril de 2016.

Jozélia Maurícia  Macedo Carvalho, secretária municipal de Saúde

Netinho Araújo, prefeito de Padre Marcos

Netinho Araújo, prefeito de Padre Marcos

A Prefeitura Municipal, através do prefeito Lucinete Macedo Araújo, também se manifestou sobre o caso. O gestor elencou as medidas adotadas e as ações que vem sendo realizadas no município no combate ao mosquito Aedes Aegypti, através do PNEM-PI, Programa Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Piauí.

Publicidade

As ações foram intensificadas a partir do mês de janeiro, com o reforço das visitas domiciliares. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram realizadas 2.141 visitas. Em 419 residências foram encontrados focos.

Também no mês de fevereiro de 2016, ocorreu a mobilização dos profissionais da área da Saúde – agentes de saúde e de endemias, enfermeiros, coordenação da Estratégia de Saúde da Família – e no dia 25 do mesmo mês, foi realizado o Dia D de Mobilização e Combate à Dengue, com passeatas de conscientização, coletas de lixo, distribuição de panfletos informativos de cuidados no combate ao mosquito, e palestras educativas.

NOTÍCIA RELACIONADA:
Secretária de Saúde de Padre Marcos realiza mutirão de combate a dengue

Outra importante medida adotada foi a mudança no modelo de coleta de lixo na área urbana, com a retirada de tambores coletores de lixo e a intensificação da coleta. No Centro, por exemplo, o caminhão caçamba passou a recolher as sacolas com lixo duas vezes por dia. Foi observado melhorias. A Prefeitura reiterou a importância da colaboração da população com relação aos horários de coleta, evitando, assim, que o lixo fique espalhado após a passagem do caminhão coletor.

No mês de março foi realizado o segundo ciclo de visitações domiciliares, onde os agentes percorreram 1.635 residências, nas quais, 327 foram encontrados focos.

Publicidade

DSC_2406

No mês de abril, no dia 5, representantes da Secretaria Municipal de Saúde participara de uma reunião com a equipe do Núcleo Regional de Saúde de Fronteiras, com o objetivo de discutir e analisar os relatórios do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia/Piauí – PNEM/PI, fazendo observação dos dados dos dois ciclos de visitações.

A partir dos dados obtidos nas visitas, que revelam que a maior incidência de criadouros ainda é dentro das casas da sede do município, a Secretaria de Saúde tem deslocado os agentes de vigilância epidemiológica para os locais onde foram constatados possíveis criadouros.

Esta semana, o município entrou em contato com o Laboratório Central do Piauí – LACEN-PI, e vai realizar a coleta de sangue nos pacientes com suspeita de contaminação, e enviar para Teresina para ser realizada sorologia e posterior amostragem da comprovação das doenças.

Ainda no mês abril, a Secretaria de Saúde deu início ao terceiro ciclo de visitas domiciliares. Segundo dados do PNEM-PI, até o dia último 08, os agentes de endemia já haviam visitado 920 residências, localizando focos em 292 destas. O município está iniciando também as visitas aos Prédios Públicos Municipais, e providenciando a limpeza dos Terrenos Baldios (TB) na sede do município.

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS