Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos promove VIII Conferência Municipal de Educação

Publicado

em

O município de Padre Marcos realizou na sexta-feira, 19 de novembro, a VIII Conferência Municipal de Educação, um espaço aberto de representação de toda a sociedade, cujo o objetivo principal é o monitoramento do Plano Municipal de Educação-PME.

A Conferência realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio da CONAE 2022 e organizada pelo Fórum Municipal de Educação, abordou sobre tem central “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

Adotando as medidas de prevenção à Covid-19, o evento aconteceu no Centro Social Urbano e contou com a participação de representantes do Poder Executivo, Legislativo, Conselhos, rede estadual e privada, Sindicatos, entidades religiosas, alunos e pais, NUCA, além dos professores da rede municipal e a sociedade civil.

A solenidade de abertura iniciou com o hino do munícipio, que foi entoado pelas alunas da rede municipal, Lahanna Karina e Kessiely Francidalva, que abrilhantaram o momento.

Em seguida, aconteceu os pronunciamentos. O secretário de Educação, Eraldo Gomes, disse que a conferência visa mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação, seus desafios e o que dever ser feito para que os objetivos sejam alcançados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_2620-1024x683.jpg

“As 18 metas estabelecidas pelo PME devem garantir a educação de qualidade, assegurar o acesso à universalização do ensino e a ampliação de oportunidades educacionais, além da redução das desigualdades e a valorização dos profissionais de educação, bem como relatam previsões de cumprimento para assuntos importantes na educação como erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação infantil e da educação inclusiva e o fortalecimento da gestão democrática educacional. O Plano rege a educação no município, por isso a colaboração de tantas de pessoas é de estrema importância, esse é o momento de conhecer o que fato já foi alcançado e os desafios enfrentados para que as metas sejam atingidas. o plano é de todos, por isso a participação democrática é imprescindível”, destacou o gestor.

Para o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, a Conferência é um espaço importante de proposições de políticas públicas efetivas e construtivas que garante uma educação de qualidade.

O prefeito ainda reforçou o compromisso da gestão municipal na promoção de um ensino de qualidade, quando informou sobre investimentos, como a construção, ampliação e reformas escolas municipais, bem como anunciou a inauguração de uma unidade de ensino que recebeu reforma e ampliação na zona rural do município.

Após os pronunciamentos, aconteceu a apresentação de alunos da turma do Pré I da escola Tia Guida, que fizeram a coreografia da música ‘Educação: é o que começa tudo, é o que muda o mundo’, de Alez Canziani. Logo após, foi feita a leitura do Regimento Interno da conferência, conduzido pela presidente do Fórum Municipal de Educação, Socorro Moura Macedo.

A palestra magna foi ministrada pelo conferencista, Antônio Silva, que explanou sobre o tema geral e sobre os três eixos temáticos – O Plano Nacional de Educação(PNE_ 2024 – 2034: Avaliação das Diretrizes e Metas: Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação e Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE): Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção.

A programação teve continuidade com a discursão sobre os eixos temáticos, apresentação e aprovação das metas apresentadas para o PME do município, escolha dos delegados para a Conferência Intermunicipal e a entrega de certificados aos participantes.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS