Connect with us

Padre Marcos

Saúde de Padre Marcos desenvolve ações da campanha Março Lilás e oferta exames preventivos de citologia

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ações da campanha Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo de útero, e ofertou nos dias 25 e 26 exames preventivos de citologia.

As atividades foram realizadas no Centro de Saúde Padre Marcos e no dia 25 de março, foi conduzido pela enfermeira Conceição Feitosa, e no dia, 26, pela enfermeira Itamara Dantas.

De acordo com a enfermeira da Estratégia da Saúde da Família de Padre Marcos, Conceição Feitosa, os exames já são ofertados semanalmente pela Secretaria de Saúde, mas neste mês foi dado uma ênfase maior por conta da campanha Março Lilás.

“Sabemos que o mês de março é reconhecido internacionalmente como mês da mulher e também foi o mês que foi escolhido para tratar e dá ênfase a saúde da mulher. O exame papanicolau é feito rotineiramente, semanalmente em Padre Marcos, mas em março estamos dando uma ênfase maior nesse cuidado, na importância da prevenção ao câncer do colo de útero, que é o terceiro mais comum entre as mulheres”, frisou.

Conceição Feitosa ainda comentou sobre o objetivo do momento. “Fizemos dois dias intensivos de coleta do exame papanicolau, onde as mulheres puderam ter uma rápida conversa e troca de informações sobre o que fazer e sintomas do câncer de colo de útero. O objetivo é alcançar cada vez mais mulheres, principalmente, aquelas que nunca fizeram o exame ou aquelas que não fazem há muito tempo”, pontuou.

A enfermeira Itamara Dantas comentou sobre a campanha Março Lilás e destacou a importância da realização do exame.

“Se trata uma campanha que fazemos em alusão ao Março Lilás, mês de combate ao câncer do colo do útero. É uma ação realizada pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e é um momento de suma importância, pois pelo menos uma vez por ano, todas as mulheres que tiveram início de atividade sexual possam realizar esse exame, pois é ele que vai detectar de forma precoce o câncer de colo de útero”, assegurou.

Publicidade

Itamara Dantas ainda comentou sobre o sentimento de poder cuidar da saúde da mulher. “Para mim é uma satisfação muito grande atender esse público, pois muito me alegra cuidar da saúde da mulher, então pedimos que elas não se afastem e todos os meses procurem atendimento nas nossas unidades básicas de saúde”, afirmou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS