Connect with us

DESTAQUES

Em busca do Selo Unicef, Patos do Piauí realiza Fórum Comunitário

Publicado

em

O projeto Selo Unicef Município Aprovado, edição 2013-2016, está na reta final no município. No Piauí, 151 municípios estão inscritos, dentre estes, Patos do Piauí, onde os trabalhos tiveram início em agosto de 2014, com a realização do I Fórum Comunitário. O objetivo geral é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes do município, através da implementação de políticas públicas que garantam a preservação dos direitos da infância e adolescência, e a redução das desigualdades.

Nesta quinta-feira (9), o município realizou o 2º Fórum Comunitário, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, em parceria com a Comissão Pró-Selo, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

No evento, o município apresentou os resultados do trabalho integrado, em consonância com o Plano Municipal de Ação, ou seja, tudo o que foi implementado pelo município para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

O 2º Fórum foi realizado em dois momentos. No primeiro, aconteceu a feira ‘Crescendo Juntos’, uma exposição de todas as ações estratégicas, planejadas, as conquistas e os desafios do município em cada área como educação, saúde, assistência social e esporte.

DSC_1401

Em seguida, foi realizada a Assembleia, com apresentação do Selo Unicef, pela articuladora Rafaela Rocha, apresentação da Metodologia do 2° Fórum Comunitário, do Diagnóstico atualizado e do Plano de Ação, e a apresentação das três Ações Estratégica escolhidas pela sociedade, através dos segmentos representados no Fórum.

Publicidade

No evento, foram realizadas duas apresentações culturais. Os jovens da ‘Banda de Música Teresinha Dias’ tocaram os hinos do Brasil e do Piauí. Os alunos da Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto tocaram a música Asa Branca, considerada uma das mais representativas do Nordeste. Ambos os jovens são usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Além dos gestores, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, o evento foi acompanhado pela mediadora da mediadora Gisleide Prado, representante do Unicef, que coletou todas as informações para o processo de avaliação do município.

Na abertura da Assembleia, o prefeito Agenilson Texeira Dias, o vereador José Hélio dos Santos, o padre Edivaldo Santos Silva, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Goretti Teixeira Alves, Geisiane Carvalho, presidente do CMDCA, se pronunciaram destacando a importância do projeto para o município.

DSC_1482

“A nossa gestão aderiu, apoiou e deu condições para que os órgãos envolvidos desenvolvessem as ações em prol da melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. E muito foi feito, basta ver o que foi apresentado hoje no Fórum. Sabemos, também, que muito ainda precisa ser feito. E com esse entendimento, foram expostos também os desafios futuros, e nós vamos continuar trabalhando para superá-los”, pontuou.

Em entrevista, o gestor acrescentou que o Selo Unicef é importante, pois estimula os municípios e funciona como uma ferramenta orientadora do que precisa ser melhorado. “Trabalhamos para reconquistar esse importante título para o município”, disse Agenilson, lembrando que Patos já havia conquistado a certificação do Unicef na gestão do ex-prefeito Aluízio Reis.

DSC_1499

Goretti Teixeira, que participa da terceira edição do projeto Selo Unicef no município de Patos, destacou os avanços que o município obteve através do projeto, ao longo desses anos, com a implementação de políticas públicas. Dentre outras, citou a criação da ‘Banda de Música Teresinha Dias’, que tirou adolescentes da ociosidade para serem músicos e se tornarem referência. A secretária agradeceu a todos os envolvidos nessa grande mobilização pró-Selo.

Publicidade

Também participaram do Fórum os secretários municipais Edvânia Pires (de Saúde), Penha Sousa (de Educação), Iranildo Marques (de Administração), os vereadores José Hélio e Antônio Rufino, o padre Edivaldo Silva, Janete Dias, assessora técnica da Secretaria de Saúde, dentre outros.

Veja mais fotos do Fórun:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS