Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Patos do PI presta contas a população em audiência pública

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí realizou no última sábado, 25, uma audiência pública de prestação de contas da administração referente aos relatório resumido de execução orçamentária referente ao terceiro quadrimestre de 2018.

Os trabalhos foram coordenados pelo prefeito Agenilson Teixeira Dias, auxiliado pelo assessor técnico da Prefeitura, Francinei Silva. Na oportunidade, foram apresentados os Relatório de Gestão Fiscal Municipal e  Fundos Municipais com a despesas e receitas do município no período.

A audiência foi aberta pelo chefe do Executivo Municipal,  o prefeito Agenilson Dias, que abordou sobre diversos pontos. Para o gestor, a audiência é uma oportunidade da gestão, além de prestar contas, também ouvir a população. “Esse é um momento único de discussão entre a administração e a população, é o contato mais direto com gestão para reivindicar melhorias para sua localidade e trazer críticas construtivas. A audiência é sempre bem vida porque nos ajuda a priorizar os problemas que necessitam de maior agilidade, mas se a população não participar fica mais difícil o contato com a gestão”, explicou.

O gestor fez críticas a ausência da bancada da oposição. “Sempre peço a presença dos vereadores de oposição, porque muitas vezes eles cobram do gestor nas sessões, e quanto tem a oportunidade de ficar de frente com o prefeito, não tem vereador de oposição, para questionar ou dialogar”, comentou.

“A vereadora Luzitânia falou em sessão, em que  eu estava presente, mas não podia rebatê-la,  que a denúncia sobre a retroescavadeira que estava fazendo um serviço para  um rapaz  na Maria Preta, não tinha sido considerada improcedente, mas quero esclarecer  foi sim, a denúncia alegava que o serviço tinha sido feito com fins eleitoreiros, em troca da transferência do título dele para Patos, e conseguimos provar que o eleitor já ia votar pela terceira vez no município, e outra provamos que a propriedade é  pertence aos dois municípios Jaicós e Patos, então nesse momento ela não está, e deve rebater, mas só faz isso quando o gestor  não pode se defender”, disse o prefeito.

Publicidade

Na ocasião, a coordenadora de saúde, Janete Dias,  repassou algumas informações quando comentou sobre a  grande demanda da saúde e fez um alerta a população. “A demanda é enorme, na marcação de exames,  e às vezes, acontece de a gente conseguir marcar um exame e algumas pessoas não vão fazer. Isso é muito ruim, porque nem serve para aquela pessoa e nem conseguimos colocar para outra, porque a gente não sabe que o paciente não vai ou quando ele avisa é no dia que deveria estar em Picos, então a gente não consegue mais fazer nada. Normalmente a gente corre muito atrás para poder marcar, entrar em contato, mas infelizmente, está acontecendo muito as pessoas perderem o exame” relatou.

O assessor técnico da Prefeitura, Francinei Sousa, o Tiney, explanou sobre os objetivos da audiência pública e apresentou o relatório fiscal do período. “Os dados que nós vamos apresentar aqui estão todos disponíveis ao acesso do cidadão através do Portal da Transparência, e qualquer cidadão poderá acompanhar tanto a arrecadação de recursos, quanto a sua aplicação, além de informações como portarias, licitações, dentre outros”, pontuou.

Segundo os dados apresentados, durante o quadrimestre, o  gasto com a saúde, cujo mínimo é 15%,  o município gastou cerca de 18,45%, e com a educação, cujo mínimo é 25,% e o município de Patos do Piauí investiu cerca de 29,12% e a despesa com pessoal 56,17%.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Agenilson Teixeira Dias, do vice-prefeito Saulino Coelho dos Reis, da presidenta do Legislativo, Zuleide Costa, do secretariado do município, vereadores e a sociedade civil.

 

Publicidade

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS