Connect with us

DESTAQUES

CORONAVÍRUS | Prefeitura de Picos distribuirá dez mil máscaras para a população

Publicado

em

Segundo o Decreto Municipal 59/2020, está estabelecido que, a partir desta sexta-feira (30) é obrigatório o uso de máscara para toda a população de Picos, assim como de cidades vizinhas que adentrarem no município.

No Art. 5º do decreto diz que “fica estabelecido, a partir de 01 de maio de 2020 e por tempo indeterminado, para todas as pessoas no âmbito do Município de Picos, o uso obrigatório de máscaras, a serem utilizadas sempre que saírem de casa, deslocam-se por vias públicas ou permanecer nos espaços onde circulem outras pessoas”.

Visando o compromisso nas ações de enfrentamento e combate ao coronavírus, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, pediu a fabricação de 10.000 (dez mil) máscaras que serão distribuídas em pontos de grande circulação de pessoal. Foram feitos também EPI’s que serão entregues aos profissionais da saúde.

“Neste decreto temos uma novidade: mandamos confeccionar dez mil máscaras para distribuirmos à população. Já recebemos 50% desse material e vamos colocar em pontos estratégicos a distribuição, que será feita pelas equipes do Nasf e agentes de saúde dos PSF’s. Também distribuiremos próximos às associações de moradores. No decreto está sendo colocada a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos do município”, informou Padre Walmir, prefeito de Picos.

Padre Walmir, juntamente com Dr. Júnior, secretário de Saúde de Picos, mandou fabricar 10 totens com álcool em gel que serão distribuídos em pontos estratégicos do município. Segundo ele, para liberar o produto, a pessoa deverá apenas pressionar um botão com o pé.

O prefeito reafirma a importância de se estar isolado em casa e lamenta a desobediência de muitos picoenses.

Publicidade

“Fico triste quando passo pela cidade e vejo pessoas passeando, andando sem nenhuma necessidade. Se você puder ficar em casa, por favor, é o mínimo que você pode fazer nesse momento, mas de grande valia para colaborar com a gente nesse combate”, destacou.

Dr. Júnior Santos enfatizou que a gestão está buscando todas as alternativas para que a saúde pública de Picos não entre em colapso.

“A partir de hoje já vamos começar a distribuição dessas máscaras. Desde o início que cuidamos desse processo para evitar que Picos entre em colapso, e fazer com que a nossa rede de saúde tenha estrutura suficiente para receber os casos que, porventura venham a aparecer”, disse.

Ele informou ainda que os casos já irão aumentar nesta quinta-feira (30), por isso é importante a contribuição da população.

“Até ontem estávamos com 24 casos confirmados. Hoje já tivemos a de que esse número aumento com testes que já foram feitos hoje. Então pedimos que todos usem máscara. A máscara caseira que é mais segura para se andar na rua. É triste quando vemos esses números aumentando. Particularmente, nem dormindo estou. Ficamos pedindo a Deus que nos oriente e nos dê sabedoria para acertarmos nesse processo”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS