Connect with us

Picos

Encontro estadual do COEGEMAS em Picos reúne representantes de 16 municípios e debate fortalecimento do SUAS

Publicado

em

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-PI), com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), promoveu nesta quinta-feira (18), o III Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social.

O evento reuniu integrantes da diretoria do colegiado, entre eles o presidente Juca Cavalcante e o vice-presidente, Valdir dos Santos, secretários de assistência social e técnicos do Vale do Rio Guaribas e da Chapada do Vale do Rio Itaim, além do presidente da APPM e prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa, e o prefeito do município de Fronteiras, Eudes Ribeiro.

Realizado no município de Picos, no Auditório do Picos Hotel, o encontro tem o objetivo de articular e mobilizar os gestores municipais, trabalhadores do SUAS e conselheiros de assistência social para a discussão de pautas pertinentes ao fortalecimento do SUAS e do Pacto pelas Crianças do Piauí.

Na solenidade de abertura, o evento contou com uma apresentação do coral Flor de Aroeira, formado por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS de Aroeiras do Itaim, além de pronunciamentos.

O presidente do COEGEMAS, Juca Cavalcante, destacou a importância do momento de discussão. “Agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos juntos hoje nesse espaço democrático de direitos, onde estamos buscando o fortalecimento do SUAS e fazendo com que cada um de nós, possamos visualizar a assistência social como ela deve ser visualizada. Nosso objetivo de estarmos hoje aqui reunindo esse território, é para que possamos ter uma só visão sobre a assistência social. Ela é uma das mais importante políticas públicas que nós devemos valorizar e potencializar. E para isso, precisamos olhar na mesma direção, termos o mesmo conceito de assistência social e ouvirmos, debatermos e anunciarmos a assistência como a norma mestra da dignidade da vida humana” disse.

A secretária de Assistência Social de Picos, Wiânika Alencar, deu as boas-vindas e agradeceu aos presentes. “Em nome do gestor municipal Gil Marques de Medeiros e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Picos, parabenizo ao COEGEMAS e a SASC por esse grande evento e agradeço a todos que aceitaram o convite e estão aqui dispostos, nessa troca de experiência e aproximamento técnico, possibilitando essa interlocução entre os municípios. Não podemos deixar de registrar, que devemos, como gestores, incentivar nosso quadro de profissionais que estão na linha de frente de nossos equipamentos, oferecendo qualificação profissional, para que eles possam realizar um trabalho com eficiência e resolutividade. Esse é nosso papel como gestores do SUAS, enaltecer e zelar por cada um que compõe a politica pública dos municípios”.

Em seguida, a programação contou com três painéis: Primeira Infância em Foco, com o Comitê Gestor do Pacto pelas Crianças do Piauí e Coordenado por Dilma Campos, secretária executiva do colegiado; Cofinanciamento Estadual no SUAS 2024, com a Superintendente Estadual da Assistência Social, Janaína Miranda Bezerra Mapurunga/SASC; e O Papel do TCE e as Políticas Públicas no Estado do Piauí, ministrado por Gilson Soares de Araújo, Diretor de Fiscalização de Políticas Públicas- TCE/PI.

Durante a tarde, o evento contou com a participação do presidente da APPM, Toninho de Caridade, que reforçou a parceria de trabalho. “Dizer da satisfação em estar aqui dando esse apoio. O Juca hoje é presidente do COEGEMAS por perseverança, competência, pelo trabalho que desenvolve e, por acima de tudo, fazer isso por amor. O colegiado pode contar conosco, a APPM está de braços abertos para que a gente possa continuar esse trabalho, essa parceria de resultados. Só tenho que agradecer a você, Juca e sua toda sua equipe. Somos um corpo só, trabalhando de forma conjunta para melhorarmos ainda mais os municípios piauienses. Estamos com essa missão de trabalhar e gerar resultado. Conte conosco, vamos estar juntos nessa luta para que a gente fortaleça ainda mais as políticas públicas da assistência social”.

O gestor também destacou que o intuito é buscar melhorias para a assistência social. “Estamos em um momento muito importante, em que temos um ministro na área do social, momento de buscarmos recursos para nossos municípios. A gente ainda tem as limitações, principalmente no SUAS, a falta de reconhecimento dos profissionais, os salários, que sabemos que não são o ideal. Mas estamos lutando, para aprovar a PEC, para se formar o fundo permanente, para que a gente também depois, brigue pela questão salarial de cada um de vocês, que são merecedores, são as pessoas que trabalham com a realidade do social de cada município”.

Ainda foram realizados dois painéis, com os temas Escuta Protegida e Financiamento do SUAS, além do encerramento que foi conduzido pela Presidência da Diretoria Executiva do COEGEMAS/PI.

Após cada painel de discussão, os presentes puderam fazer comentários e questionamentos sobre as temáticas abordadas.

O encontro reuniu representantes de mais de 10 municípios, entre eles Picos, Belém do Piauí, Padre Marcos, Massapê do Piauí, Jacobina, Caridade do Piauí, Fronteiras, Simões, Caldeirão Grande, Vila Nova, Francisco Macedo, Itainópolis, Queimada Nova e Aroeiras do Itaim.

Na oportunidade, ainda foi anunciada a adesão dos municípios de Picos, Queimada Nova, Jacobina, Itainópolis e Fronteiras ao colegiado, e realizada a entrega dos termos.


Facebook

MAIS ACESSADAS