Connect with us

Picos

Jornalistas piauienses lançam livro sobre a atuação da imprensa na pandemia da Covid-19

Publicado

em

Foi publicado na última terça-feira, 30 de janeiro de 2024, pela Editora da Universidade Estadual do Piauí (EdUESPI), o livro “Entre verdades e memórias jornalísticas sobre a pandemia da Covid-19”.

A obra é fruto das pesquisas realizadas no Trabalho de Conclusão de Curso do Jornalista Vinícius Coutinho, tendo como orientadora e também autora do livro, a professora e jornalista Thamyres Sousa.

Na obra, os autores mergulham no cenário pandêmico e exploram o papel crucial desempenhado pelo Consórcio de Veículos de Imprensa na busca pela verdade e na preservação da memória dos dados sobre a Covid-19, no Brasil. “O livro traz uma análise dos seis primeiros meses de atuação do Consórcio, em 2020, e suas estratégias para consolidação como fonte confiável de informações durante a crise sanitária”, destaca o jornalista jaicoense Vinícius Coutinho.

O livro mostra como a cobertura jornalística trouxe à tona histórias impactantes relacionadas à pandemia, como as experiências de pacientes, profissionais de saúde, pesquisadores e outros indivíduos envolvidos no combate à Covid-19.

De acordo com a pesquisa, as narrativas humanizadas ajudaram a sensibilizar o público e, ao fornecer informações precisas, os jornalistas desempenharam um papel essencial na proteção da saúde pública e na promoção do bem-estar da sociedade como um todo.

A professora Thamyres Sousa de Oliveira, destacou que a obra permite uma avaliação sobre o jornalismo feito durante a pandemia. “É uma obra para que nós jornalistas possamos parar, avaliar como esse jornalismo foi feito pelo consórcio dos veículos de imprensa. Avaliar pontos positivos e negativos, para que possamos repensar ou adaptar coberturas jornalísticas posteriores, que tratam temas tão difíceis como esses, que é a pandemia de Covid-19”.

Ela também disse que o livro aborda o jornalismo como lugar de verdade e memória. “O livro é feito a luz de um tema que é a pandemia de Covid-19, que nos fez repensar a vida, o cotidiano, as práticas e até diversas áreas do conhecimento também. Dentre essas práticas que foram ressignificadas, a gente insere entre elas o jornalismo. O jornalismo durante muito tempo possui essa outorga de lugar de verdade, que nos últimos anos tem sido questionada, mas a gente percebe que na pandemia o público se voltou novamente pro jornalismo para buscar informações. E aí a gente tem o jornalismo como lugar de verdade, que a gente pode também colocar como lugar de memória. E o livro se volta para essa abordagem, do jornalismo como lugar de verdade e memória, analisando o consórcio de veículos de imprensa. É um livro em que estimulamos os próprios jornalistas e até a sociedade, a olhar as produções que foram feitas e avaliar o jornalismo feito ali, o que foi construído em torno da pandemia, as memórias que ficaram. É um livro que estimula esse processo de pensar” concluiu.

O livro será lançado durante a programação da 6ª Semana de Comunicação da UESPI de Picos, que acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro deste ano. O lançamento oficial será às 16h do dia 22/02, quando os autores falarão sobre a escrita da obra.

Publicidade

Desde já, o livro está disponível para download gratuitamente no site da EdUESPI, por meio do link: https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/168

SOBRE OS AUTORES:

VINÍCIUS DA SILVA COUTINHO

De Patos do Piauí-PI, é Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro-BA. Pós-graduado em Gestão de Marketing e Mídias Digitais pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá; Graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo, em Picos-PI (2018-2022); um dos Organizadores do livro “Jornalismo, educação e memória: um diálogo possível” (EdUESPI/2021); integrou a Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (Joeme), desde o seu início, em 2019, até 2023; foi Bolsista Voluntário do PIBIC (2020-2021) com o projeto ‘Memórias do Coronavírus no Piauí: o Portal O Dia e o Cidade Verde.com e suas atuações na Construção de Memórias sobre a Pandemia do Coronavírus, no Piauí’; atuou como Social Media na Agência de Marketing e Publicidade Ideia 7, como Monitor de programas de Rádio e TV na Agência Ícone Comunicação e como Assessor de Comunicação na Prefeitura de Patos do Piauí. Atualmente, estuda as representações construídas sobre o Nordeste nas redes sociais, em especial no Twitter (X), integrando a linha de pesquisa “Educação, Comunicação e Interculturalidade”. E-mail: [email protected]

THAMYRES SOUSA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Comunicação Social – Hab. Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (2013). É mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI. Atua, principalmente, nos seguintes temas: estado novo, memória, imprensa, censura, história, telejornalismo, memória. É professora efetiva na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Coordenadora da Liga Acadêmica de Jornalismo, Educação e Memória (Joeme) e Organizadora do livro “Jornalismo, educação e memória: um diálogo possível” (EdUESPI/2021). E-mail: [email protected]

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS