Connect with us

Picos

Medicamento que previne HIV é distribuído de forma gratuita pelo CTA de Picos

Publicado

em

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) tem distribuído de forma gratuita comprimidos de Profilaxia Pré-Exposição Sexual, ou apenas PrEP, que diminui consideravelmente as possibilidades de contaminação pelo HIV.

De acordo com o coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes, mesmo fazendo uso da PrEP é fundamental a utilização da camisinha. Segundo ele, o medicamento é tomado diariamente e funciona como defesa do organismo.

“É uma profilaxia pré-exposição ao HIV, é um método de prevenção que consiste na tomada diária de comprimidos que funciona como uma defesa do organismo para evitar o possível contato com a doença. A mesma só tem efeito quando a pessoa faz uso junto com preservativo, ela não tem efeito tomando de forma isolada. Então, o preservativo é de extrema importância e não deve ser descartado em hipótese alguma”, frisou.

Coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernardes

Fábio Bernardes também destacou que o medicamento é destinado para um público que tem maior risco de contaminação com a doença.

“Geralmente a PrEP é destinada para pessoas que têm um maior risco de contato com o HIV, então eles delimitaram o público de pessoas homossexuais, profissionais do sexo, pessoas trans, e em casos que um parceiro é positivo e outro negativo”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador do CTA, a equipe também faz a distribuição de insumos e preservativos, além da realização de exames para detecção das seguintes ISTs: Sífilis, HIV, Hepatite B, Hepatite C, Clamídia e Gonorreia, e exames de carga viral de HIV e Hepatite C.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS