Connect with us

Picos

Morre o ex-prefeito de Picos, Barros Araújo

Publicado

em

Morreu no início da noite desta terça-feira, 31 de março, em sua casa em Teresina, o ex-prefeito de Picos e ex-deputado estadual por cinco mandatos, Antônio de Barros Araújo, também conhecido como Professor Antônio. Ele tinha 80 anos de idade e faz algum tempo que sofria de esclerose lateral amiotrófica.

Segundo informações de pessoas próximas a família, o velório de Barros Araújo acontece, a princípio, na sede do TCE, zona Sul de Teresina, e depois no Salão Nobre da Asembleia Legislativa do Piauí. No início da tarde o corpo será transladado para Picos e velado no plenário da Câmara de Vereadores. O sepultamento acontecerá no Cemitério São Pedro de Alcântara, provavelmente no final da tarde.

 
Perfil
 

De tradicional família política picoense, Antônio de Barros Araújo era filho de Joaquim Antônio de Araújo e Maria Alvina de Araújo. Era natural de Picos, onde nasceu no dia 3 de setembro de 1934. Foi tabelião, advogado, professor, empresário e um dos mais influentes homens públicos deste município.

Barros Araújo começou sua vida pública pela UDN e depois migrou para a Arena, partido que dava sustentação ao governo militar. Foi eleito prefeito de Picos em 15 de novembro de 1970 e governou o município de 31 de janeiro de 1971 a 30 de janeiro de 1973. Tinha como vice-prerfeita a comerciante Teresa Lêda Luz Costa.

Após encerrar o mandato de prefeito de Picos, Barros Araújo foi eleito deputado estadual em 1974 e reeleito em 1978, 1982, 1986 e 1990. Após a reforma política ele ingressou no PDS e anos depois se filiou ao PFL. Foi secretário estadual de Justiça no governo Freitas Neto e antes de concluir o último mandato, renunciou à cadeira na Assembleia Legislativa para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Publicidade

Quando exercia o seu primeiro mandato de deputado estadual em 1976, Barros Araújo concorreu à Prefeitura de Picos mais uma vez, porém, nesta oportunidade não conseguiu êxito. Ele foi derrotado nas urnas pelo advogado Severo Maria Eulálio (MDB), que era pai do atual prefeito da cidade, Kléber Eulálio (PMDB).

Nas eleições municipais de 2012, Barros Araújo apoiou à candidatura do Kléber Eulálio (PMDB), que acabou vencendo o pleito. O ex-prefeito participou da convenção que homologou a candidatura de Kléber e discursou.

Antônio de Barros Araújo era pai do conselheiro do TCE, Joaquim Kennedy Nogueira Barros e irmão do ex-prefeito de Picos, Abel de Barros Araújo. Empresário de comunicação era sócio-proprietário da FM Cidade Modelo e dono do Cartório do 3º Ofício de Picos. O prefeito Kléber Eulálio decretou luto oficial por três dias.

Jornal de Picos – José Maria Barros
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS