Connect with us

Picos

Semtas de Picos promove capacitação para conselheiros tutelares sobre o sistema Sipia

Publicado

em

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Picos, promoveu na manhã desta quarta-feira, 07, uma capacitação voltada para os Conselheiros Tutelares de Picos. O encontro aconteceu na própria sede do Conselho Tutelar de Picos e reuniu os integrantes deste órgão.

O objetivo, segundo a psicóloga e palestrante, Ana Raíla, é habilitar estes profissionais para a utilização o Sipia (Sistema Nacional de Registro e Tratamento de Informações Sobre a Garantia e Defesa dos Direitos Fundamentais Preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente).

“O Sipia é o próprio sistema. Todo procedimento que for feito a partir de agora é pelo sistema. O Sipia é fundamental para que as ações aconteçam de forma exitosa diante das informações acerca da criança e do adolescente. Estamos preparando os conselheiros para atuar com esse sistema”, comenta.

O conselheiro tutelar Genilson Oliveira, explica que a capacitação esclarece quaisquer dúvidas acerca do aparato técnico quanto ao banco de dados do sistema nacional de informações junto aos conselheiros tutelares. Segundo ele, o município de Picos não disponibilizava desse tipo de tecnologia em apoio a estes profissionais.

“Essa capacitação é para viabilizar a operacionalização desse sistema. Então, temos que ter conhecimento do sistema na prática, para podermos registrar dados que subsidiem informações ao município, como também no país, sobre a criança e o adolescente”, pontua.

O Sipia

O Sistema de Informação para infância e Adolescência (SIPIA) foi em criado 1998 com o objetivo de registrar e tratar as informações subsidiando a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso a cidadania.

Publicidade

CCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS