Connect with us

MUNICÍPIOS

SÃO JULIÃO | Educação realiza projeto que incentiva a leitura na rede municipal de ensino

Publicado

em

Com o intuito de promover e aprimorar a leitura dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de São Julião, através da Secretaria de Educação promoveu no início na última terça-feira (05), a I edição do projeto de leitura em movimento “Ler para Desenvolver”.

O projeto aconteceu na Unidade Escolar José de Lima Cavalcante, e contou com a presença dos alunos juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, e  todo corpo docente das escolas municipais do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

Para realização do projeto, a equipe da Educação preparou um local temático e aconchegante, com o objetivo de envolver o público e incentivar a leitura. Livros, desenhos, poesias, cartazes, objetos feitos com materiais reciclados e brinquedos decoraram o ambiente.

Iniciando a programação, houve apresentação teatral intitulada a Caixa Mágica de Leitura encenada pelos alunos do 6º ao 9º ano das Unidades Escolares Severiano José de Sousa e Joviano Maximino de Alencar.

Em seguida, a apresentação Menina Bonita do Laço de Fita, por alunos da Escola Roldão de Alencar.

Os alunos da U. E. Joviano Maximino de Alencar apresentaram a fábula da Formiga e a Pomba.

Logo após, o aluno da U. E. Vitalino Sabino apresentou o conto “Os três porquinhos”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-10-05-at-19.36.51.jpeg

Por fim, foi realizado o teatro de fantoches, a Raposa e o Pequeno Príncipe, pelos alunos da U. E. Severiano José de Sousa.

A secretária de Educação, Valdinara Almeida enfatiza que o objetivo principal do projeto é desenvolver a habilidade leitora dos estudantes e contribuir para o seu desenvolvimento intelectual, uma vez que a leitura possibilita uma visão de mundo mais ampla.

“Esse projeto foi pensado com o objetivo de desenvolvermos com os alunos daqui o hábito da leitura de forma prazerosa e mostrar que através dos livros passamos a ampliar nossa visão de mundo e a nos desenvolver plenamente”, disse a secretária de Educação.

A coordenadora dos anos iniciais, Evanete Carvalho destacou que a leitura é muito importante, pois é a partir dela que compreendemos o mundo em que estamos inseridos, e ainda na ocasião agradeceu a presença de todos os professores presentes.

Publicidade

“A leitura é interpretar o mundo, tem até um dizer que o maior companheiro da gente é um livro, e eu concordo com isso, porque ler é criar asas para o mundo. Então quero agradecer a todos, os professores que irão trabalhar com a gente e dizer que estamos aqui a disposição de todos vocês”, disse.

Ainda na ocasião, a coordenadora do anos finais, Shirleide Ocilia falou acerca do surgimento do projeto e destacou ainda o objetivo do mesmo.

“Esse projeto nasceu através desse momento que estamos vivenciando, a pandemia que nos fez trabalhar de forma remota, bem distante dos nossos alunos, então a gente resolveu fazer esse projeto de leitura, “Ler para Desenvolver”, e assim trazer os nossos alunos e as famílias para dentro da escola em alguns momentos, nós sabemos que não pode ser sempre. O intuito do projeto é de aprimorar a leitura entre os nossos alunos, plantar uma sementinha para que eles possam desenvolver e aprimorar os seus conhecimentos”

Francisco Evandro, poeta e aluno do 9º ano da U. E. Joviano Maximino de Alencar, relatou que a leitura é muito importante e que o evento foi muito agradável.

“A poesia é algo que liberta a gente, é algo muito importante que abre portas e nos transmite muito conhecimento. A leitura nos ajuda muito, possibilita um futuro melhor. Esse encontro de hoje foi muito agradável e eu gostei bastante”, pontuou o estudante.

O prefeito Dr. Samuel Alencar parabenizou toda equipe da Educação pela iniciativa e reforçou que a educação segue sendo uma das prioridades na sua gestão.

Prefeito, Dr. Samuel Alencar

“A realização deste projeto é de grande importância, pois incentiva a leitura, estimula a imaginação e a criatividade dos nossos alunos. As crianças vão crescendo com outro olhar e visão de mundo, irão conhecer lugares e histórias incríveis. Parabéns a todos pela iniciativa!”, pontuou o gestor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, essa edição em movimento será contínua, pois a leitura é um dos meios em que nós humanos precisamos para crescer, e ampliarmos nosso repertório na interpretação de mundo, assim darão continuidade ao esse trabalho, envolvendo toda equipe escolar e juntos buscarão aprimorar cada vez mais o processo ensino-aprendizagem para o crescimento do nosso município.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS